Williany Brito
O vereador Justiniano França propôs instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a situação dos correntistas e da cooperativa de crédito Subaé Brasil, fechada em 2009. Até o momento, 12 vereadores assinaram o requerimento do parlamentar. A proposta visa esclarecer alguns questionamentos à correntistas e sociedade de modo geral.
A CPI só é feita quando se tem a necessidade de uma investigação, que é conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos da população.
Segundo o vereador, a comunidade tem feito inúmeras queixas. Uma delas foi sobre a agência localizada na Sales Barbosa.
– Eu tive a oportunidade, durante essa semana, de parar na agência do Subaé Brasil na Sales Barbosa e em cerca de 10 minutos, fui abordado por cerca de cinco correntistas, dizendo da dificuldade de ter acesso ás informações, e até um funcionário do próprio Sincob que me disse que não podia se identificar, mas que as férias dele estava bloqueada ainda naquela situação do banco que fechou.
O vereador Justiniano citou alguns questionamentos que serão feitos durante a Comissão Parlamentar.
– Queremos saber por que eles continuam pagando o aluguel daquele prédio. Mesmo sem funcionamento, o ar-condicionado continua ligado. Quem está pagando os custos? E porque os correntistas não tiveram sua situação regularizada?
De acordo com ele, após a apuração será formada uma Associação de correntistas “para que possam ter os seus direitos atendidos e que não tenham prejuízos”.
– Se no decorrer da CPI, surgirem fatos novos, nós estaremos investigando. Mas o nosso objetivo maior é ver a situação dos correntistas, de associações (que eram a maioria, quando se tratava de conta no Subaé Brasil regularizada. É um papel nosso, quanto vereador, e o papel da Casa da Cidadania, trazer os problemas que estão na sociedade, e resolvê-los através da CPI. (As informações são do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)