O amendoim vendido no bairro Queimadinha é muito popular em Feira de Santana e no período junino, as vendas deste produto típico se intensificam. Apesar do Galpão de Amendoim estar fechado, várias famílias preparam o alimento na porta de suas casas e vendem em pontos da cidade, ou através de encomendas.
O Acorda Cidade visitou o bairro da Queimadinha e conversou com Nete Variedades, sobre a venda do amendoim. Ela contou que o preparo do alimento é feito ainda bem cedo, e que requer muita atenção, principalmente com a limpeza.
“Eu levanto 3h30, vou ao centro comprar mercadoria, lavo e levo ao fogo. 90% vai para a rua, mas eu também tenho algumas entregas. Então algumas pessoas vêm aqui e acham o amendoim cozido e da hora e se quiser também encomendar, tem essa opção. É muito trabalho para lavar e se vier com barro, aí que é trabalho. O limão tem que ter também com o sal para dar o gosto”, disse.
Nete, que estava cozinhando cerca de 80 litros de amendoim no momento da entrevista, ainda contou como é a sua rotina de vendas além do preço que o produto é comercializado. De acordo com ela, a expectativa para as vendas do amendoim neste ano é positiva.
“Eu vendo amendoim o ano todo, mas tem gente que só vende mesmo na época. O amendoim vem de Santo Antônio de Jesus, Coração de Maria, Alagoas, Sergipe e vai mudando. O litro está a R$10, mas a saca já estamos comprando mais cara. Na José Falcão a gente já vende os amendoins, se entrar no bairro também acha. Nesta época a gente consegue um dinheirinho a mais. Aqui vem de geração”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram