Realizada anualmente, a Feira Natalina do Distrito Tiquaruçu deve obter o reconhecimento oficial e passar a fazer parte do calendário de eventos da Prefeitura. A reivindicação está sendo feita pela dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, que nesta quarta-feira ocupou a Tribuna Livre da Câmara para pedir o apoio dos vereadores à causa. O evento acontece este ano, em sua 8ª edição, no período de 9 a 11 de dezembro, momento estratégico, pois “vai gerar renda para diversas famílias de pequenos agricultores em um mês tradicionalmente de pouca colheita”.
A Feira Natalina de Tiquaruçu surgiu a partir da realização do reveillon no povoado Vila Feliz, acontecimento que passou a ser oficialmente reconhecido pelo Município. “Nosso clamor, hoje, é que tambem a feira entre nesse calendário. Por isto aqui estamos, para pedir o prestígio e apoio dos vereadores”, apela a dirigente sindical. “Acho que todos aqui compreendem a necessidade de fortalecer essas iniciativas”, ela diz.
Sua sugestão é que a feira seja realizada em dezembro na Vila Santa Inês e, durante o ano, em outras comunidades. “Isto significa inclusão social”, argumenta. Conceição agradeceu ao vereador Jurandy Carvalho (PL), “que tem sido parceiro”. A sindicalista também pediu o apoio da Câmara para a “resistência” dos feirantes que comercializam frutas e legumes na rua Marechal Deodoro, centro da cidade. “É nossa maior referência”. E para valorizar a “cultura”, do pequeno produtor feirense, desde 2002, de organizar feiras de agricultura familiar, “a mão que alimenta a nação”.