Micareta 2024

Veja como será o funcionamento do comércio durante a Micareta de Feira de Santana

Os sindicatos firmaram o acordo para estabelecer e assegurar a abertura dos estabelecimentos comerciais em caráter excepcional. 

comércio de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Durante a Micareta de Feira de Santana, que acontece entre os dias 18 a 21 de abril, o comércio da cidade funciona normalmente na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) e vai abrir no sábado (20), das 9h até 13h. Já no domingo estará fechado e reabrirá na segunda-feira (22) a partir do meio-dia. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (22), pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana (Secofs) e o Sindicato do Comércio (Sicomfs).

As entidades firmaram o acordo coletivo com o objetivo de estabelecer e assegurar a abertura dos estabelecimentos comerciais em caráter excepcional.  Além disso, fica permitido o funcionamento do comércio nos bairros e shopping centers.   

Ao Acorda Cidade, o presidente do Sicomfs, Marco Silva, falou sobre a importância do acordo para o funcionamento do comércio durante o evento, que segue a Lei 2.299 de 2001, e que exige essa deliberação entre os sindicatos.

“Essa negociação é imprescindível, principalmente à luz da Lei 2.299 de 2001, que trata sobre o funcionamento do comércio durante a Micareta e exige um acordo entre os sindicatos para que isso aconteça. E chegamos a esse acordo sempre no objetivo de trazer previsibilidade, segurança jurídica e antecedência para que as pessoas e as empresas possam se organizar”. 

Além disso, Marco Silva ressaltou sobre o movimento nos estabelecimentos comerciais em um período em que as vendas tendem a aumentar, justamente por conta da festa. 

“A gente traz esse ganho, inclusive, para a própria festa também, para o próprio folião que chega de fora e encontra uma cidade vibrante com o comércio, para que ele possa comprar um produto, sem atrapalhar em nada a festa, porque é uma festa de tardinha e à noite, até pela nossa temperatura que é muito alta”.

Ele também destacou que shoppings terão horários de funcionamento separados, enriquecendo as opções para quem participa da Micareta e também para quem não vai brincar. 

“É importante frisar isso porque, também de acordo com essa lei, os shoppings têm um funcionamento separado. Você enriquece a cidade, a festa, com opções também para quem não vai pular, para quem não vai brincar e vai ficar em Feira de Santana ter alguma opção de compra e de lazer. Esse acordo já foi protocolado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a gente fica muito feliz porque, no fundo, a gente quer, além da alegria, do festejo, da festa, a geração de emprego, de renda, de imposto para o crescimento econômico e social da cidade”, destacou. 

Confira os horários: 

Sábado (20/04) – aberto, das 9h às 13h

Domingo (21/04) – fechado 

Segunda (22/04) – reabertura às 12h

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
24 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lana

É incrível que no carnaval de Salvador o comércio de feira fecha, porém no carnaval da própria cidade o comércio funcione kkk mais uma fora do prefeito e seus subordinados

Lana

Isso é um absurdo. Em plena a festa? Quem vai durante a festa no comércio? É um descaso com o trabalhador. Esse prefeito é só o desmantelo.

aluisio

Se a população usar o 1% do entendimento e cancelar a cobrança de sindicato, tudo isso se resolve. Ai sim eles iriam se preocupar em procurar melhorias, mas varios pagando milhões e eles amam ver os trabalhadores de lascando e pagando a eles para nao fazerem nada.

Tiago

Não pago sindicato,não presta pra nada, não deveria nem existir. Aconselho a todos deixarem de pagar.
E Sábado é atestado, só volto segunda a tarde.

Seu Juca

engraçado que em salvador quando dá a época de carnaval, aqui em feira geral entra em feriado e fecha tudo, enquanto na micareta, se abre as lojas, eu não consigo entender isso, governo horroroso esse de feira!

Bruno

SE VOCÊ FEZ O L NÃO ADIANTA RECLAMAR, TA COLHENDO O QUE PLANTOU E OLHA QUE EU NEM SOU BOLSOMINION, MAS BRASILEIRO NÃO APRENDE ,TEM QUE IR PRA LABUTA MESMO, DA BOA VIDA PARA OS POLITICOS ***

U

Absurdo esse funcionamento dia de sábado

Comendador

O sindicato ta chateado porque varias pessoas cancelaram o valor a ser descontado, ai agora estao afim de acabar de verdade com os trabalhadores. Sendo que a segurança publica ta um caos varios asssaltos e agora em diante é cada vez mais tragico.

Carolina

Todos deixar de pagar o sindicato , nunca faz nada pelo funcionário , um micareta , com loja aberta …era pra fechar nem que seja o sábados…no dia da eleição vem eles querer prometer tanta coisa quando são eleitos nunca foram humanos

Adja

A micareta já acabouuuuuu

Thiago

Palhaçada esse sindicato. Carnaval que não tem nada haver com a cidade fecha 2 dias. Já a micareta na cidade comércio funciona normalmente. Infelizmente o sindicato não vê o lado dos colaboradores que precisam também curtir a festa ou então descansar da jornada.
Isso nunca vai mudar em feira. Nós manifestamos aqui só pra constar mesmo.
O sindicato deveria avaliar a questão do movimento pois em algumas situações alguns comerciantes ficam apenas cumprindo tabela como diz o figurino.

Carolina

Pra que deixar sábado aberto ?? Quem na vai no comércio comprar, adiantar ir pra uma festa a noite que só rolar brigar, roubo e baixaria …micareta já prestou

Alex

Não participo dessa festa. Mas, a lógica seria o sindicato tentar favorecer aqueles que irão participar da mesma. Por isso, muitos estão indo no sindicato e manifestando a vontade formal de não pagar a contribuição sindical.

DEUS É MAIOR !!!

Esse prefeito não acerta uma.
Tem que fechar sexta a tarde e só abrir na segunda a tarde.
Micareta não é Natal,nem dia das mães pra abrir comércio, fecha essa bodega e pronto,quem vai viajar viaja,quem não vai fica em casa.
Pq cá pra nós, hoje vejo os foliões como suicidas,pois a sensação é de segurança zero nessa cidade,tá fazendo medo sair de casa,imagina nesse período de micareta.
Que DEUS proteja nossas famílias amém.

PP

Tú já viu sindicato prestar,e pensar no trabalhador eles pensam só neles.

Ricardo Coutinho

Uma cidade sem um prefeito humano é uma cidade sem ter um olhar em prol do cidadão trabalhador. Colbert e Zé Ronaldo não tem esse cuidado. É o mesmo grupo que faz e desfaz com a vida do cidadão. Não tem um olhar cuidadoso com a vida das pessoas, vide o atraso da gestão do trânsito e não só nesse período de Micareta. Como um todo a cidade fica ao léu. A ver navios. Se uma sinaleira quebra vc não vê os agentes de trânsito a organizar. Vc vê eles pra multarem as pessoas mas fazer trabalho efetivo d organizar o trânsito vc não vê. E assim segue os demais departamentos da prefeitura. Ou Feira muda ou será mais 4 anos desse atraso q significa o grupo de Zé Ronaldo na prefeitura.

Anon

Não existe mais feriado municipal, agora é feriado com CEP; a invenção de feira se repete.

Comerciario não tem direito

O folião vem de outras cidades para participar da festa,e com certeza vai acordar no sábado pela manhã cedo para ir ao comércio fazer compras?
O comerciario trabalha na quinta-feira e sexta-feira até as 18h,sabendo que no outro dia vai ter que acordar bem cedo para ir trabalhar,será que vai ter animo e disposição para curtir a festa?

Tereza

Melhor nem ir para avenida, ir trabalhar com sono kkkkkk

muny

só fechou no domingo pq ia 21 e abril é feriado.Esse sindicato não representa a nossa classe.

Peter Rhue

Reuniões, blá-blá-blá, reportagens, etc, só para dizer que no batente do trabalhador
nada muda. Tudo continua como dantes; só fecha segunda-feira pela manhã para o carro-pipa passar sabão no mijo do folião.

CARLOS ALBERTO SOUZA SANTOS

O partido dos trabalhadores(PT) não representa o trabalhador. Os sindicatos não fazem nada pela categoria.

Edson

É incrível que no carnaval de Salvador o comércio de feira fecha, porém no carnaval da própria cidade o comércio funcione kkk mais uma fora do prefeito e seus subordinados

Fagner

Não pago sindicato,não presta pra nada, não deveria nem existir. Aconselho a todos deixarem de pagar.
E Sábado é atestado, só volto segunda a tarde.