Rachel Pinto
Os moradores de alguns bairros de Feira de Santana estão em estado de alerta a qualquer sinal de chuva. Desde a última quinta-feira (29) que o tempo está mudando e o calor divide espaço às fortes chuvas.
O tempo chuvoso é resultado das temperaturas mais altas com a chegada do verão e também de uma massa de ar quente e úmido que está sob toda a Bahia. As chuvas, que são alegria para a zona rural, têm causado alguns transtornos na zona urbana, em virtude de alagamentos, esgotos entupidos e a falta de escoamento.
Na tarde de domingo (2), o tempo voltou a ficar fechado e novamente choveu muito. O Acorda Cidade recebeu inúmeras mensagens através das redes sociais de moradores de diversos bairros, que registraram situações comuns de ruas inundadas, alagamentos, casas, estabelecimentos comerciais e carros invadidos pela água.
Leia também: Chuva provoca alagamentos em várias ruas de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Rua Noruega, bairro Ponto Central
Houve locais, como a Rua Castanhal no bairro Conceição II, que a água empoçada chegou a medir quase um metro de profundidade. Moradores tentaram proteger as casas com plásticos e materiais para conter a água, mas mesmo assim tudo ficou molhado e inundado.
Foto: Enviada via WhatsApp | Rua Castanhal, bairro Conceição II
Albertino Nascimento, de 73 anos, que mora na Rua Castanhal há 20 anos disse que o local ficou um verdadeiro rio. A chuva de aproximadamente 2h fez estragos em quase todas as residências.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Rua Castanhal, bairro Conceição II
“A gente correu com a vassoura para empurrar a água. Sorte que a gente tava em casa. Eu coloquei pano, plástico no portão pra tentar conter a água. Ninguém entrava e nem saía. Sempre que chove forte é assim e a água que vem de toda região de cima do bairro desce para cá. Não tem rede de esgoto e ela desce invadindo as casas”, afirmou.
Hoje pela manhã, quase toda a água da chuva já tinha evaporado e escoado na Rua Castanhal.
Na Rua Noruega no bairro ponto Central os moradores relataram que ficaram ilhados depois que o local foi invadido pelas chuvas. O morador Emerson Inácio relatou que a situação foi desesperadora.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Rua Noruega, bairro Ponto Central
“Ninguém entrou nem saiu de casa. Aqui quando chove fica tudo interditado, alagado. O esgoto de uma obra da Conder transbordou e é um sufoco”; lamentou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Rua Noruega, bairro Ponto Central
Foi possível presenciar na Rua Noruega também forte mau cheiro, muita lama e insetos.
Além do bairro Conceição e Ponto Central, houve alagamentos em outros pontos da cidade como Conjunto Feira X, bairros Tomba, Mangabeira, Panorama, Kalilândia, Avenida Maria Quitéria, entre outras regiões.
Foto: Enviada via WhatsApp | Rua Miracatu, bairro Caseb
Foto: Enviada Via WhatsApp | Rua Tupinambá, bairro Mangabeira
Foto: Enviada via WhatsApp | Rua Alto do Sucuri, bairro SIM
Foto: Enviada via WhatsApp | Rua Corijá, bairro Tomba
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.