Feira de Santana

Várias árvores caíram em Feira de Santana devido a forte chuva

Além das quedas de árvores registradas na segunda-feira, os alagamentos em diversos pontos da cidade, também foram motivos de preocupação para a população feirense.

Gabriel Gonçalves

A forte chuva que caiu na tarde de ontem (10) em Feira de Santana, provocou vários estragos na cidade, como alagamentos e quedas de árvores em muitos locais, além da falta de energia elétrica.

Na Rua Arivaldo de Carvalho, bairro Sobradinho, uma árvore centenária caiu no canteiro central, destruindo parte do passeio. Uma equipe da prefeitura esteve no local, para cortar alguns galhos e liberar o tráfego de veículos que estava interditado.

Ao Acorda Cidade, o frentista José Raimundo, conhecido como Japão e que trabalha em um posto de combustível próximo ao local onde a árvore caiu, chamou a atenção que outras árvores correm o risco de cair também, por conta do estado físico que apresentam.

"Essa outra árvore aqui, o solo já está todo fofo, então eu tenho certeza que não vai demorar muito para ela cair. Essa da frente caiu ontem com a chuva que estava tendo, mas essa aqui também vai cair e por isso que pedimos que uma equipe venha fazer a vistoria dela", afirmou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

No momento da queda, não havia pedestres e nenhum veículo foi atingido.

Outra árvore centenária localizada na Rua A do Conjunto Morada das Árvores,não resistiu e caiu com a forte chuva. De acordo com o morador Delorme Souza Santos, a queda foi por volta das 15h de ontem.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Estava chovendo muito na hora da queda, muitos ventos fortes, mas graças a Deus, não tinha ninguém passando na hora. Agora outra árvore que estamos preocupados, é esta que fica próximo ao meu bar, porque é uma árvore que já tem muitos anos. Já fizemos um comunicado à prefeitura, na época até vieram aqui, informaram que não poderiam sacrificar, porém a gente não pode esperar o pior acontecer, porque ela pode cair. É uma árvore que está podre, estamos observando que as raízes estão suspendendo e claro, é evidente que pode cair", destacou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

A forte chuva também provocou a queda de cerca de 10 árvores no Parque Erivaldo Cerqueira, que fica no bairro Baraúnas.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o funcionário do Parque, Raimundo Nonato, mais conhecido como 'Piauí', informou que os ventos no local chegaram à 80km/h.

"Foi uma chuva muito pesada com ventos fortes, nós que estávamos aqui trabalhando, tivemos que ficar alojados ali na cobertura da Guarda Municipal, mas os ventos chegavam a ter cerca de 80km/h e infelizmente as árvores começaram a cair, a pista de caminhada ficou totalmente alagada, e graças a Deus, não tinha nenhum visitante aqui, porque dia de segunda-feira, o funcionamento aqui é suspenso", afirmou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O chefe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), João Dias, esteve no Parque Erivaldo Cerqueira, para fazer a avaliação dos estragos causados pela chuva.

"Nós tivemos um prejuízo na flora, porque algumas árvores foram arrancadas e outras tiveram os galhos quebrados. Estamos preocupados com a fauna também porque os jabutis não sabem nadar e a lagoa transbordou e a ilha que tem ali, ficou coberta também, então a gente ainda não sabe quantos jabutis morreram, e a avaliação, só iremos concluir quando finalizar todo o trabalho de recuperação. Mas podemos dizer que a situação aqui é triste, visto que é um local onde as pessoas procuram um espaço para lazer, então tivemos esse prejuízo ambiental e econômico", contou.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Além das quedas de árvores registradas nesta segunda-feira, os alagamentos em diversos pontos da cidade, também foram motivos de preocupação para a população feirense.

O vereador Luiz Augusto, conhecido como Lulinha, informou ao Acorda Cidade, que a Rua Gameleira no bairro Conceição, ficou totalmente intransitável.

"Ontem a chuva aqui veio com muita força, passou por cima do pontilhão e alagou toda essa região daqui. A Rua Gameleira que interliga o bairro da Mangabeira com a Avenida Iguatemi, transbordou. Muita gente que mora aqui na região ficou com medo, porque existem muitas casas próximas ao canal que atravessa a Ayrton Senna, a João Durval e por conta de todos estes problemas, já passamos a situação para o prefeito Colbert, ele logo encaminhou para João Vianney da Soma e ficou de mandar uma equipe ontem mesmo aqui no bairro da Conceição", afirmou.

Fotos: Arquivo Pessoal

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Forte chuva causa estragos e alagamentos em diversos locais da cidade