Gincana do Amor

Unacon/Santa Casa arrecada alimentos para pacientes em situação de vulnerabilidade social

Qualquer pessoa pode colaborar com a iniciativa, doando alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal ou fazendo parte da programação artístico-cultural

Acorda Cidade

Enfrentar um tratamento oncológico em plena pandemia pela Covid-19 não é fácil para a grande maioria dos pacientes que buscam a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon/Santa Casa de Feira de Santana que oferece a cada ano mais de 50 mil atendimentos no tratamento a diversos tipos de cânceres. Além de Feira, os pacientes são oriundos de 73 municípios da macrorregião leste da Bahia.

“Neste período, as restrições de transporte, alimentação e financeira tornaram-se ainda mais difíceis para a grande parte desses pacientes, conhecemos a realidade deles”, atesta Dr. Leonardo da Fonseca Queiroz, diretor médico da Unidade. Daí, a equipe da Unacon decidiu se mobilizar e colocar em prática uma iniciativa altruísta em prol dos pacientes mais carentes.

Os colaboradores e profissionais das diversas áreas instituíram neste mês de julho a Gincana do Amor, cujo objetivo principal é arrecadar alimentos e materiais de higiene que já estão sendo distribuídos aos mais necessitados. Além disso, a gincana mescla boas doses de música, atenção e momentos de carinho explícito nos episódios em que reúne os colaboradores das equipes em contato com os pacientes.

Uma combinação generosa que emociona até os mais céticos: empatia, solidariedade e a disponibilidade em humanizar ainda mais o ambiente do tratamento oncológico. Distribuídos em sete equipes, os colaboradores têm também a chance de se integrar a uma “corrente do bem”, como define a enfermeira Milena Marques.

Equipes enfrentam desafios

As sete equipes integrantes da Gincana do Amor são: Amizade, União, Respeito, Gentileza, Gratidão, Esperança e Felicidade. Ao longo de três meses, elas enfrentam os desafios, programados ou repentinos, “todos inspirados pela alegria e pelo empenho em colaborar com os pacientes”, destaca a assistente social Lucineide Silva.

De acordo com a administradora Juliana Pereira, a culminância deverá acontecer em setembro, em consonância com a programação do Outubro Rosa, outra campanha importante da Unacon.
Além de doações materiais, a Gincana do Amor também oferece alegria e emoção através da arte e das atividades lúdicas. “Nossos colaboradores são incansáveis na tarefa de pensar e colocar em prática maneiras de tornar o diagnóstico e o tratamento oncológico mais toleráveis. Para além das suas especialidades técnicas, juntos, formamos um time de admiradores da saúde humanizada”, ressalta a psicóloga Aydênia Araújo, integrante da comissão avaliadora da gincana.

Como ajudar

Qualquer pessoa pode colaborar com a iniciativa, doando alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal ou fazendo parte da programação artístico-cultural. Para mais informações, acesse o perfil no Instagram: @gincanadoamorunacon. A Unacon está localizada à Rua Carlos Valadares, 1075.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários