8 de março

“Uma mulher que busca conhecimento tem espaço em qualquer lugar”, aconselha professora Sallete Souza

Entre os principais desafios que passou na vida, para ela, conciliar a maternidade com o trabalho em dois turnos quando teve seu primeiro filho, foi uma das experiências mais difíceis.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Conhecida em Feira de Santana e região pela sua autonomia, inteligência e participação ativa nos negócios e projetos sociais, a professora Maria de La Sallete Santana Souza, chamada de pró Sallete, é uma das personalidades que marcam o Dia Internacional da Mulher e a busca pelos seus direitos de ocupar os diversos espaços, principalmente através do conhecimento e também pela difícil tarefa de conciliar os muitos papéis.

Esposa do professor Jodilton Souza, ela contou ao Acorda Cidade um pouco da sua história ao longo dos seus 67 anos de vida. Nascida em Juazeiro e filha de médico e dentista, ela veio morar em Feira de Santana com um ano de idade e foi na Princesa do Sertão, onde foi criada, que estudou até o ensino médio, casou, formou família, criou seus três filhos e contribui até hoje com o seu trabalho.

Foto: Reprodução/Instagram

“Estudei no Colégio Padre Ovídio, no Colégio Santo Antônio, depois fui fazer o curso de Serviço Social na Faculdade Católica de Salvador e depois de formada voltei para Feira de Santana, onde me casei e trabalhei por 30 anos com saúde mental, no Hospital Especializado Lopes Rodrigues”, afirmou.

Sallete relatou que, com o crescimento do Grupo Nobre, surgiu a necessidade de atuar na administração e, por isso, buscou se preparar ainda mais. Fez mestrado e foi lecionar no curso de Serviço Social da Faculdade Nobre. Ela disse que não pensava que fosse trabalhar na área de educação, mas se identificou com a profissão de professora.

Foto: Reprodução/Instagram

“Quem faz o que gosta, gosta do que faz. Minha formação é em serviço social e eu militava no curso, eu gostava e sempre gostei muito de ser professora. Eu não pensava em trabalhar nessa área, mas com a absorção da parte administrativa da faculdade, eu saí da sala de aula e fiquei com a parte administrativa. Sou diretora administrativa do Grupo Nobre e milito nas instituições de educação, onde lido com funcionários, seleção de pessoas, formaturas, colação de grau e atendimento aos alunos”, comentou.

Uma grande mulher ao lado de um grande homem

Sallete Souza, ao falar sobre sua parceria com o professor Jodilton Souza, empresário de renome e visionário nos negócios, enfatizou a importância de caminharem juntos na vida e nos empreendimentos. Em entrevista ao Acorda Cidade, destacou a satisfação em testemunhar o crescimento e desenvolvimento mútuo, tanto profissional quanto emocional e espiritual, ressaltando como é gratificante fortalecer os laços conjugais em cada etapa.

Foto: Reprodução/Instagram

Entre os principais desafios que passou na vida, para ela, conciliar a maternidade com o trabalho em dois turnos quando teve seu primeiro filho foi uma das experiências mais lindas e também difíceis, assim como acontece com tantas mulheres que se dividem para desempenhar várias tarefas.

Carpe diem

Pró Sallete observou ainda que não é uma mulher que se apega muito a planos, mas que busca viver o hoje, o dia a dia da melhor forma. No entanto, uma vida organizada e planejada, na opinião dela, possibilita que, além de trabalhar, ela tenha seus momentos de lazer e criatividade.

“Dá para fazer muita coisa. Pinto telas, trabalho com arte contemporânea, faço vernissage uma vez por ano, onde toda renda arrecadada é revertida para o Instituto Nobre, para os projetos sociais, estou aprendendo cerâmica, além de praticar atividade física para o bem-estar físico e mental”, observou.

O que é ser uma mulher elegante

Refletindo sobre o papel das mulheres na sociedade, especialmente destacado no Dia Internacional da Mulher em 8 de março, Sallete propõe a todas as mulheres que sejam elegantes e busquem conhecimento sempre.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O Dia Internacional da Mulher foi criado em função de luta, de busca e o que a gente vê que a mulher tem buscado muito no seu dia a dia. Eu tenho como mensagem para mulher, que seja uma mulher elegante e uma mulher elegante não é uma mulher bem vestida e que anda no salto, uma mulher elegante é uma mulher gentil, humana, compromissada, que vai a luta e sabe o que quer. Busque conhecimento não pare no tempo, se buscar tem espaço em qualquer lugar que você for, Seja uma mulher elegante e busque conhecimento para a sua vida”, encerrou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também:

Saiba um pouco mais sobre Jodilton Souza, o professor que virou empresário de sucesso

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários