Acorda Cidade
Para quem mora na zona sul da cidade ou necessita ir até esta região para trabalhar, com certeza teve sua rotina modificada com a abertura do túnel Carlos Alberto Kruschewsky, localizado na avenida João Durval Carneiro. Após um ano da sua inauguração pela Prefeitura, no dia 19 de março de 2018, nenhum acidente foi registrado no equipamento, de acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito.
O túnel contempla um sistema com a faixa do meio reversível e liga as regiões norte e sul da cidade, possui 400 metros de extensão, tem velocidade máxima permitida de 50 km/h, possui três faixas, foi equipado com um moderno sistema eletrônico flecha/cruz, câmeras de videomonitoramento e fotossensores de última geração, se tornando um dos equipamentos de maior importância para a fluidez e dinamismo do tráfego da cidade, proporcionando uma mobilidade urbana moderna e eficaz.
O volume médio diário de passagem pelo túnel é de 13.000 veículos/dia, além de 06 ônibus do transporte público com média de passageiros em dias úteis de 4.600 pessoas. O equipamento beneficia diretamente pelo menos 9 bairros: Feira VII, Tomba, Brasília, Eucaliptos, Jardim Acácia, Serraria Brasil, Capuchinhos, Caseb, Cel José Pinto; além dos bairros adjascentes.
Para o morador do bairro Tomba Davi Cerqueira, o túnel proporcionou mais rapidez para chegar ao trabalho, como também voltar pra casa. “Foi uma excelente obra, a cidade estava precisando. A obra é tão importante que merecia ter um acabamento melhor, mas para o trânsito foi com certeza uma revolução para a mobilidade da nossa cidade. Antes por causa do engarrafamento eu chegava a levar cerca de uma hora pra chegar em casa, hoje eu levo cerca de 10 minutos. Até para o transporte coletivo isso ajudou bastante. Além do túnel, o binário também ajudou bastante aos moradores da zona sul a chegar ao centro da cidade”, avalia.
Para a moradora do bairro Jardim Acácia, Rozileide Agostinho, o túnel possibilitou agilidade e comodidade para a sua rotina. “Eu utilizo o túnel da Avenida João Durval duas a três vezes por semana. Trabalho à noite em uma empresa localizada no bairro capuchinhos e o percurso que antes era feito em 20 ou 30 minutos hoje faço em 5 minutos. Para acesso ao shopping também há um grande ganho de tempo pois consigo chegar em 15 minutos, antes cerca de 40 a 50 minutos. O túnel é muito bem sinalizado e não temos dificuldade em trafegar por ele”, comenta.
Para o empresário feirense, Carlos Alberto Cita da Matiz – Cores e Tintas, o equipamento proporcionou a revitalização daquela região da Avenida João Durval com a Avenida Presidente Dutra. “Como diz o ditado, o transtorno passa, os benefícios ficam. Passado um ano da construção da trincheira da João Durval, a gente percebe uma grande melhoria no trânsito, a fluidez, todo entorno que acabou sendo revitalizado com este equipamento. Passado este tempo vi a tranquilidade que isso pôde trazer e o dinamismo para toda a região aqui da João Durval no cruzamento com a Presidente Dutra. Sinto segurança em transitar por estas vias, e vejo que ficou muito melhor no dia a dia para o ir e vir.
De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a SMT tem trabalhado no sentido de buscar sempre o desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Feira de Santana, seguindo a orientação do prefeito Colbert Martins Filho. “O túnel representa um avanço significativo na mobilidade urbana do nosso município, trazendo melhorias para a rotina do cidadão feirense. É um equipamento que liga dois lados populosos e importantes da cidade com muita segurança. Completados 365 dias, nós atingimos uma meta muito importante que é a de acidente zero. O túnel se tornou um aliado para o desenvolvimento da nossa cidade e da segurança no trânsito”, afirma.
Embora toda a estrutura permita segurança e fluidez ao tráfego de veículos, o superintendente alerta para o correto seguimento das regras de trânsito, a fim de garantir uma maior segurança para todos que utilizam o túnel. “Devemos reforçar que o equipamento não deve ser utilizado por ciclistas e até mesmo pedestres. Veículos pesados e carroças também não devem utilizar o túnel, devido às suas características peculiares de tráfego. O Transporte coletivo recebe a permissão por seus motoristas terem capacitação profissional e treinamento para este tipo de equipamento. O nosso maior objetivo é desenvolver soluções para a mobilidade urbana cada vez mais modernas, e que tragam melhorias para a nossa cidade”, conclui.