Dilton Coutinho
O Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia (ICNB) vai continuar funcionando, inclusive com pronto atendimento 24 horas. Os equipamentos que foram retirados do imóvel já estão sendo reinstalados e os pacientes poderão contar novamente com os serviços que funcionam nas dependências do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana.
A informação é do diretor do Instituto, Dr. Luiz Cláudio Nery. Segundo ele,o ICBN entrou com um recurso junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, que cassou a liminar que ordenava a desocupação do imóvel em 72 horas, sob pena de multa diária, impedindo o funcionamento.
A determinação da reitegração de posse foi da desembargadora Rosita Falcão Maia. Segundo ela a recisão contratual unilateral não pode prosperar.
“A decisão diz que não podemos deixar as instalações de forma sumária e que a população não pode ser penalizada”, resumiu o diretor.
Dr. Luiz Cláudio explicou que o ICBN está passando dificuldades financeiras, com salários de funcionários atrasados e sem créditos com fornecedores. Segundo ele os valores retidos pela Santa Casa já ultrapassam R$ 1,3 milhão.
A Santa Casa de Misericórdia entrou com pedido de reintegração de posse alegando quebra contratual que teria motivado o bloqueio do repasse de R$ 400 mil desde dezembro de 2010.
A liminar ordenou que o imóvel fosse desocupado e assim o Instituto teria que fechar as portas, mas a decisão coube recurso e o Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia volta a funcionar.O diretor informou ainda que o contrato assinado em 2006 tem vigência até 2016.
A entrevista completa, cedida ao diretor do Acorda Cidade Dilton Coutinho, será veiculada no programa desta quinta-feira (14).
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade