Feira de Santana

Transporte coletivo urbano tem redução de 42 mil passageiros em Feira de Santana

Os passageiros estão deixando de utilizar o transporte público por motivo de precaução e de acordo com o secretário a estimativa da redução é de cerca de 33%.

Rachel Pinto

Atualizada às 13:28

Cerca de 42 mil passageiros deixaram de circular no transporte coletivo urbano de Feira de Santana, do dia 13 de março até o dia 18. O secretário municipal de transportes e trânsito Saulo Figueiredo, comentou que essa redução aconteceu devido a pandemia do coronavírus, os cinco casos já confirmados na cidade e em virtude da suspensão de aulas e vários serviços.

Os passageiros estão deixando de utilizar o transporte público por motivo de precaução e de acordo com o secretário a estimativa da redução é de cerca de 33%.

Ele explicou que a secretaria está tomando algumas medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, entre elas, o reforço da higienização nos veículos e também dos profissionais que estão operando o sistema.

Foto: Acorda Cidade

“Há mais de 15 dias que parte do transporte coletivo já estava fazendo a higienização através do álcool gel 70% com seus operadores e alguns também proporcionando aos usuários. Nos reunimos com todos os operadores do transporte público na cidade, os segmentos de táxis, mototáxis, vans, transporte escolar, para que todos esses cuidados fossem colocados também para os seus clientes. No transporte coletivo a gente já pode averiguar que muitos ônibus já tem os dispenseres de álcool gel. Na entrada e na saída dos ônibus, recomendamos medidas de higiene. Nos terminais, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), iniciamos desde a segunda-feira (16) a higienização dos terminais, assim como há equipes para fazer a higienização dos banheiros, a higienização dos assentos e daqueles locais comuns. Orientamos para que os veículos que têm arcondicionados, como táxis e algumas vans façam a abertura das janelas”, afirmou  em entrevista ao Acorda Cidade.

Saulo Figueiredo relatou que a secretaria também está finalizando uma campanha educativa para os usuários do transporte público, com os operadores e conclamando as pessoas para que mantenham a recomendação do isolamento social. Que se mantenham em casa e só saiam se realmente houver grande necessidade. Se realmente precisarem usar o transporte público, os grupos de risco como idosos e portadores de doenças crônicas, possam optar por não pegaremo transporte no trabalho de pico.

“A preocupação de todos os operadores nesse momento, no contato que estamos tendo diário, é com a segurança do cliente e a segurança dos seus operadores. Obviamente que o transporte público precisa sobreviver, temos acompanhado os pronunciamentos do governo, mas nesse momento o objetivo é barrar um possível crescimento na transmissão do coronavírus”, declarou.

O secretário disse ainda que a operação do transporte público está mantida normal até esta quinta-feira (19), e não está descartada a possibilidade de redução da frota. O segmento continua acompanhando a situação do coronavírus no estado e na cidade e deverá haver uma reunião para que sejam discutidos os próximos rumos.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários