A partir desta segunda-feira (21), os usuários do transporte coletivo urbano, em Feira de Santana vão pagar mais caro pela passagem. Depois de 14 meses sem aumento, a tarifa de ônibus sofreu um reajuste de 7,5%, aumentando de R$ 2,00 para R$ 2,15 na cidade, e nos distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval e Humildes, e para R$ 2,90 nos demais distritos.
Transporte coletivo mais caro a partir desta segunda-feira
O Governo Municipal adiou por 60 dias a decretação do reajuste, atendendo a um pleito do movimento estudantil, mas não houve nenhuma proposta com consistência técnica.
O decreto
Governo Municipal baixou um decreto, no final da tarde de sexta-feira (18), autorizando o reajuste que deixou milhares de pessoas insatisfeitas. Segundo a Secretaria Municipal de comunicação Social (Secom), novas tarifas foram decididas depois que os integrantes do Conselho Municipal de Transportes se manifestaram, por escrito, sobre a proposta de reajuste. Em documento encaminhado à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), eles votaram e explicaram a posição que estavam adotando, sendo que a correção foi aprovada pela maioria dos conselheiros.
Quem é o conselho
O Conselho é formado por lideranças estudantis, associação e sindicatos ligados ao comércio e aos condutores, e entidades relacionadas ao transporte público, além de representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito Secretaria de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Sem propostas
A Secom informou ainda que o Governo Municipal adiou por 60 dias a decretação do reajuste, atendendo a um pleito do movimento estudantil, que argumentou a necessidade de apresentar alternativas, entretanto, não houve nenhuma proposta com consistência técnica suficiente para contrapor as analisadas pelo Conselho
Ônibus
O Governo alega que no período de 15 meses da administração atual, a frota de Feira de Santana recebeu 51 ônibus zero quilômetro, entretanto os usuários do transporte coletivo, consideram o aumento da passagem injusto, uma vez que, constantemente reclamam do serviços prestados, em virtude de atrasos, mal atendimento, e problemas mecânicos, entre outros.
Andréa Trindade
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