Na manhã da última sexta-feira (26), três árvores da espécie Sibipiruna foram transplantadas para o canteiro central da Avenida Noide Cerqueira. A decisão foi tomada pelo Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana após estudos que evidenciaram danos ambientais causados pela presença da espécie Nim, plantada na avenida por iniciativa popular.
O engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão, destacou que a espécie Nim apresenta diversas características prejudiciais ao bioma urbano. Os locais onde essas árvores estavam plantadas já exibiam elevação do solo de pelo menos 30 cm devido ao crescimento desproporcional do sistema radicular, ocasionando acidentes com pedestres.
“Além disso, a espécie Nim é repelente, afastando os animais e prejudicando o desenvolvimento da fauna, impedindo, por exemplo, a construção de ninhos por pássaros. Isso representa uma quebra na cadeia ecológica”, explicou Falcão.
As árvores removidas foram substituídas por três exemplares de Sibipiruna, uma espécie adequada para a arborização urbana. Essas mudas foram retiradas da Avenida Ayrton Sena, onde o crescimento desordenado do número de árvores plantadas exigia uma intervenção.
“A arborização de uma avenida deve ser planejada, especialmente em relação ao espaçamento entre as árvores, que deve ser de no mínimo 3 metros. Na Ayrton Sena, observamos menos de 2 metros entre árvores de grande porte, representando um risco para a população”, enfatizou Falcão ao justificar a remoção das árvores dessa avenida.
O Departamento de Áreas Verdes planeja realizar outros transplantes na Avenida Noide Cerqueira, optando por diferentes espécies de árvores, como o Jacarandá Mimoso, conhecido pelo seu valor ornamental.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram