Trânsito pode ter comprometido estrutura da igreja Senhor dos Passos

A Igreja Senhor do Passos foi interditada pela Arquidiocese de Feira de Santana e passará por uma vistoria do corpo de bombeiros nesta quinta-feira.

 A Igreja Senhor do Passos foi interditada pela  Arquidiocese de Feira de Santana está passando por uma vistoria técnica nesta quinta-feira (18). A igreja, que também é um dos cartões portais da cidade,  está com a estrutura comprometida em virtude de rachaduras na parte externa do templo  que também estão afetando a torre.

Fotos: Andréa Trindade/Acorda Cidade

Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Desenvolvimento Urbano Pedro Elias Pinheiro (foto) o fluxo de transportes provocam vibrações que por sua vez provoca fadiga na estrutura fazendo o prédio chegar a um estado limite de utilização causando fissuras, que indicam problemas na estrutura física da construção. Além disso o engenheiro informou que existem fissuras de ordem de dilatação térmica, de inchamento de armaduras (ferragens) e de infiltrações de águas fluviais que foram se acumulando ao longo tempo. “Essas fissuras são progressivas e podem causas ruínas ou desconforto, uma vez que vão de encontro às normas de segurança e o problema precisa ser solucionado”, explicou.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Feira

O resultado de uma auditoria técnica contratada pela Igreja identificou o problema e  recomendou e o fecamento da igreja. Durante entrevista ao Acorda Cidade o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian informou que a arquidiocese vai precisar de ajuda estadual e internacional para realizar a reforma. Uma avaliação técnica mais aprofundada na Igreja será realizada no próximo domingo (21), a partir das 9 horas, por engenheiros da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, além de técnicos da Defesa Civil e do 2º Grupamento de Bombeiro Militar.

 Os vendedores ambulantes que trabalham na lateral da Igreja, na parte da avenida Getúlio Vargas serão relocados. (Foto: Andréa Trindade/Acorda Cidade)

Há pouco mais de dois anos o imóvel passou por uma reforma interna. As celebrações serão feitas na Igreja dos Remédios, na Praça dos Remédios, centro de Feira de Santana.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social, o arquiteto restaurador Mário Mendonça de Oliveira, de Salvador, que assina o relatório, recomendou a interdição, o que foi acatado pelo pároco, padre Miguel Francisco, depois de uma reunião, nesta quinta, com o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, engenheiro Pedro Elias Pinheiro e assistente Jairo Vitor Alves de Souza, ambos da Defesa Civil, além do capitão Marcos Moreira, do 2º Grupamento de Bombeiro Militar.

 

Andréa Trindade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários