Dezembro chegou, e com ele a magia das festas de fim de ano. As árvores de Natal ganham destaque e se tornam o coração da decoração natalina, trazendo alegria e encantamento para os lares.
Em cada casa, as decorações podem ir das mais luxuosas aos tradicionais pisca-piscas nos coqueirinhos da vovó. O importante é deixar a magia, a paz de espírito e o amor do Natal entrarem em seu lar.
Para entender melhor as tendências e os desejos dos clientes neste ano, o Acorda Cidade conversou com Soraia Caribé, decoradora apaixonada pelo que faz há nove anos.
Cada árvore decorada por Soraia tem um toque único. Atendendo clientes de diferentes perfis, ela explica que adapta as decorações às tendências mais atuais, aprendidas em cursos e observações de mercado.
“Eu vou na casa do cliente e, com o que ele tem, eu decoro. Sempre vejo, tomo cursos pelo Instagram com relação ao que está melhor no ano, o que está na moda. E aí eu adequo na casa da pessoa o que está na moda para poder ficar diferente dos outros anos.”
Segundo ela, o tamanho mais comum das árvores varia de 1,80m a 3,20m. Nesta época, a decoradora costuma montar entre 16 e 20 árvores.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Apesar de amar o que faz, Soraia confessa que subir e descer escadas durante as montagens é a parte mais desafiadora.
“Eu não tenho dificuldade, mas eu tenho que subir escada. Aí realmente fica assim meio difícil, você tem que ter muito cuidado em subir, e eu estou sempre sozinha. Então, realmente fica difícil estar subindo e descendo o tempo todo”, explicou.
A decoração de Soraia não se limita às árvores. Ela também produz arranjos para a mesa da sala, decora o lavabo, a porta e até coloca um toque especial na cozinha para que toda a casa fique em clima natalino.
Este ano, as tendências incluem bolas, cachos de bolas, flores e laços envolvendo as árvores. As cores também podem variar, mas o vermelho e o dourado, tradicionalmente natalinos, são as mais escolhidas.
“Tem clientes que pedem prateado, tem clientes que pedem rosa, um begezinho, um rosê, mas o normal é vermelho e dourado”.
Para quem quer montar uma árvore cheia de personalidade, Soraia recomenda itens essenciais: estrela, Papai Noel e um presépio para marcar a presença natalina na casa.
“Para mim, tem que ter estrela, Papai Noel e um presépiozinho, que é importante. Pode não ser embaixo da árvore, mas em cima de uma peça, de uma mesa, de qualquer lugar. A vida inteira foi assim. O presépio é a magia do Natal, é tudo. É o menino Jesus ali, é Maria, é José, então tem que ter”.
O custo da montagem de uma árvore varia. Soraia cobra R$ 300 por diária e sugere que os clientes adquiram complementos, caso queiram algo diferente.
Geralmente, ela recomenda que a clientela compre os produtos para que fiquem a gosto de cada um, oferecendo algumas dicas para que os clientes mantenham a decoração dentro das tendências do ano sem perder a magia e a beleza de uma boa decoração natalina tradicional.
Uma decoração completa pode custar cerca de mil reais, mas também é possível criar algo lindo gastando bem menos, reaproveitando o que já se tem, como destacou a decoradora.
Segundo Soraia, os gastos de fim de ano não afastam os clientes das decorações natalinas. Pelo contrário, a cada ano ela recebe mais propostas de trabalho. A decoradora ainda deixou uma dica especial para quem quer economizar sem abrir mão do espírito natalino, começando pela árvore.
“Se tiver a árvore, tudo bem. Se não tiver, compre uma árvore, fitas, laço ou flores, bolas, Papai Noel, um anjozinho ou uma estrela para botar em cima, e aí já se faz a árvore. Para economizar, a gente pega uma árvore pequena, coloca em cima de uma peça e enfeita bem. Ela vai ficar linda, maravilhosa, e vai fazer o mesmo efeito da grande”, sugeriu ao Acorda Cidade.
Soraia ainda deixou um recado cheio de carinho e fraternidade, desejando a todos um feliz Natal e um ano novo repleto de paz e saúde. “Que Deus abençoe cada um de vocês”, felicitou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram