Ney Silva
As chuvas dos últimos dois meses e agora com o inverno, o verde está predominando na zona rural de Feira de Santana. Os trabalhadores rurais estão com expectativa de uma boa colheita principalmente de milho e feijão.
A trabalhadora rural Erenice da Conceição, que mora na comunidade de Jenipapo, distrito de Maria Quitéria, está com esperança de uma boa safra.
Segundo Erenice, é possível que no final de setembro se possa colher milho. Ele explicou que quem optou em plantar no dia de São José já colheu e até consumiu parte da safra.
"O plantio tá bonito, é melhor do que no ano passado quando a gente não colheu nada. Este ano com a chuva tenho fé em Deus que vamos colher", disse.
A agricultora informou que a plantação dela não deu certo e teve que plantar de novo. Além de milho e feijão, Erenice planta abóbora, batata doce e aipim. Ela destacou o apoio da secretaria municipal de agricultura, que distribui as sementes de milho e feijão.
A agricultora Vera Lucia Oliveira, que mora na zona rural de Maria Quitéria também acredita numa boa colheita. "Tenho fé em Deus que terei uma boa safra este ano", afirmou.
Para acompanhar o desenvolvimento da lavoura na zona rural, o secretário de Agricultura Joedilton Freitas visitou a área de plantação de Erenice.
Joedilton Freitas informou disse que este ano a prefeitura honrou o compromisso com a comunidade.
"O prefeito Colbert Filho adquiriu 90 toneladas de milho e feijão e distribuímos na zona rural. Esperamos a chuva chegar. Ela chegou em meados do mês de maio e fizemos a distribuição das sementes”, disse Joedilton.
Como as chuvas vêm ocorrendo de forma regular, outra situação benéfica aos trabalhares rurais, é o não surgimento de lagartas na lavoura.