Feira de Santana

Telhados são destruídos em residenciais de Feira de Santana após vendaval; moradores ficam assustados

Além das telhas, alguns apartamentos tiveram janelas danificadas.

Gabriel Gonçalves

Após a forte chuva acompanhada de raios e trovões que caiu no início da tarde de ontem (17), os moradores dos residenciais Aviário I, II, III e IV em Feira de Santana, ficaram assustados com os estragos causados pelo forte vento.

De acordo com uma das moradoras do residencial, Daniela Oliveira, em apenas cinco minutos, a maioria dos blocos tiveram as telhas arrancadas com a força dos ventos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
 

"Foi tudo bem rápido com a chuva forte e em questão de cinco minutos a gente escutou os estrondos, mas só quando a chuva cessou que saímos, encontramos os telhados e antenas parabólicas jogados no chão. Agora estamos aqui precisando de ajuda porque o prejuízo é muito grande e a comunidade não tem condições financeiras de arcar, porque tenho certeza que será um custo alto", disse ao Acorda Cidade.

Ainda segundo Daniela Oliveira, a Defesa Civil informou que comparecerá no local ainda hoje e que outros residenciais também foram prejudicados com a força dos ventos.

"Estamos esperando a equipe e informaram que iriam vir hoje pela tarde. A maioria dos blocos foram prejudicados com todas essas telhas arrancadas, assim como o Residencial III e IV que estão na mesma situação. No momento a gente não sabia o que estava acontecendo, então foi um momento de pânico porque não tinha como sair, estava trovejando e relampejando muito", explicou.

Além das telhas, alguns apartamentos tiveram janelas danificadas.

"A gente não esperava que fosse dessa forma, pensamos que seria uma chuvinha fraca, mas não foi isso aconteceu, todas as telhas quebradas aí no chão, algumas janelas também foram quebradas e precisamos rapidamente de um reparo", finalizou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Defesa Civil de Feira de Santana esteve presente na noite de ontem (17), no Residencial Aviário III. De acordo com a coordenadora Ana Karoline, foi constatado a retirada das telhas dos blocos por conta dos vendavais, mas nenhum risco como rachaduras e fissuras foram apresentadas no interior dos imóveis.

"Estivemos ontem à noite no Residencial Aviário III, verificamos a situação do vendaval que teve no período da tarde e realmente teve a questão do levantamento das telhas com a força dos ventos. Alguns imóveis tiveram infiltrações por conta da ausência dessas telhas, mas a Defesa Civil não constatou nenhuma rachadura ou fissura que venha a agravar a situação do prédio", explicou.

Ainda segundo a coordenadora, os Residenciais já possuem quase nove anos de construído e foi verificado que não há nenhum tipo de manutenção periódica. Este pode ter sido um dos motivos que fez com que as telhas se soltassem com a força do vento.

"Esses imóveis já possuem nove anos de construção e o próprio programa dá um prazo de até cinco anos para que seja feito qualquer tipo de reparo. Verificamos que não existe manutenção periódica e isso pode agravar a patologia que se encontra o condomínio e ontem no momento da vistoria, fomos acompanhados da engenheira da habitação e identificou que as telhas são presas por parafusos, mas por falta da manutenção periódica, tenha facilitado para que o vento destelhasse os prédios", disse ao Acorda Cidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
 

A Defesa Civil orienta aos moradores dos residenciais que contratem um serviço para que seja feita a troca das telhas que apresentam risco de quebrar ou se soltar por novas.

"A gente vai até a unidade solicitada para fazer todas as vistorias, verificando se há ou não o risco de desabamento, algo parecido e ambos os casos foi constatado que não existe risco estrutural, então a gente orienta aos moradores que contratem, através do próprio condomínio, um serviço, desde que sejam pessoas capacitadas para executar a retirada dessas telhas quebradas e colocar as novas no local", declarou a coordenadora.

Com informações dos repórteres Paulo José e Ney Silva do Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários