Feira de Santana

Superintendente reforça importância de execução do plano de drenagem neste período de chuvas: "A prefeitura tem feito o que pode"

João Vianey ressalta que o 156 e o aplicativo Fala Feira são os principais canais de registros de problemas relacionados à chuva.

alagamentos em Feira de Santana
Bairro Papagaio | Foto: Leitor/Encaminhada via WhatsApp

Com o registro de uma chuva intensa em Feira de Santana na terça-feira (20) que provocou vários pontos de alagamentos (veja mais aqui), o Superintendente de Operações e Manutenção da Prefeitura Municipal (Soma), o engenheiro João Vianney, chamou a atenção para o trabalho realizado em conjunto com diversas secretarias para amenizar os transtornos sofridos pela população. Segundo ele, o trabalho ocorre através da limpeza e manutenção de áreas e a prefeitura tem feito o que pode.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News na manhã desta quarta-feira (21), João Vianney destacou as atividades desenvolvidas pela Soma em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) na sede e nos distritos.

Superintendente da SOma
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Desde o dia 26 de janeiro, quando também houve uma forte chuva, que nossas equipes estão atuando nas limpezas das redes, recomposição de caixas e grelhas que pela força da chuva foram arrancadas e estivemos em vários lugares no sentido de remover materiais desse escoamento, estamos com um caminhão de hidrojato desobstruindo redes junto com a Sesp em limpezas das vias públicas, tem sido um trabalho que tem sido feito neste período sem esquecer do trabalho prévio que vínhamos fazendo nos distritos”, disse.

Comitê de crise

Ainda na tarde de ontem (20), o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura se reuniu em caráter de urgência para designar ações de apoio às famílias atingidas pelas chuvas.

Além deste ponto, outro assunto abordado na reunião, segundo o engenheiro, foi a intensificação da limpeza de canais para facilitar o escoamento da água em demais regiões e lagoas do município.

“Ontem nos reunimos, o prefeito reuniu diversas secretarias do município para ampliar as ações que estão sendo tomadas principalmente no que se refere a Sesp para ampliarmos a limpeza dos canais. A Soma fez um trabalho adicional em colaboração com a Sesp e a Semmam fazendo a limpeza da Lagoa do Subaé, iniciamos um trabalho na Lagoa Salgada, já tínhamos um planejamento baseado no plano de drenagem de fazer algumas intervenções na Lagoa da Taboa e em outros pontos da cidade e estamos atuando também na Lagoa do Chico Maia fazendo uma limpeza. Estamos ampliando as ações, hoje vamos iniciar uma limpeza na região do Papagaio garantindo um escoamento na região da Rubens Francisco Dias, o Parque Linear e outros pontos”.

Plano de drenagem

alagamentos em Feira de Santana
Foto: Arquivo Pessoal

João Vianney também salientou, em conversa com o Acorda Cidade, a importância do plano de drenagem para a resolução dos problemas oriundos do volume de água da chuva em alguns bairros de Feira de Santana. Porém, ele ressaltou que a prefeitura municipal não consegue arcar sozinha com este investimento, visto que já foi solicitado através da Câmara Municipal, o pedido de aprovação de um empréstimo.

“Algumas ruas vão ter o serviço de escoamento, mas o município não consegue sozinho e o plano de drenagem precisa entrar em execução, a Escola Técnica da Ufba fez um estudo de todo o município dando a condição dos canais, da macrodrenagem, a condição das lagoas que precisa voltar a ter, a condição dos canais. Todos nós sabemos a quantidade de lixo, ocupações que tem em vários canais da cidade impedindo essa desobstrução, inclusive o mal funcionamento da microdrenagem em vários pontos. Infelizmente sem a execução do plano de drenagem não tem um maior alcance, a prefeitura tem feito o que pode dentro das questões orçamentárias e toda a prefeitura tem ajudado a população que foi atingida da melhor forma possível”, frisou.

Túnel da João Durval

Uma imagem que ganhou repercussão com a chuva registrada ontem foi de um veículo quase submerso pela água em um túnel da Avenida João Durval Carneiro, com a Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana. O canteiro central ficou totalmente alagado. De acordo com o engenheiro, a motivação para o acontecimento, nunca registrado antes, foi o entupimento de ‘grelhas’.

alagamentos em Feira de Santana
Foto: Encaminhada via WhatsApp

“O túnel da João Durval, ele tem uma condição de grande captação e na condição de ontem, da chuva, houve esse alagamento mas estava em condição de sujeira e fizemos a limpeza onde imediatamente foi realizado o escoamento. Já na Maria Quitéria tem uma faixa lateral, uma espécie de calçada, então ele tem uma capacidade de retenção, então há vantagem na Maria Quitéria em relação a João Durval, mas infelizmente o lixo tem impedido, material descartado, folhas, então isso acabou ocupando as grelhas”.

Canal de comunicação

João Vianney finalizou ainda reforçando o principal canal de comunicação para que a população registre, principalmente as famílias afetadas, os problemas relacionados à chuva.

“O município conta com o 156 e na reunião nós tratamos muito disso, sobre a importância das pessoas utilizarem o 156 para informarem suas questões. O 156 é um canal onde a prefeitura pode chegar mais perto e o município recomenda que as pessoas usem, é um direito, é uma condição de expor, seja pelo aplicativo Fala Feira ou pelo telefone, ligando 156 para que as pessoas busquem informações. A Defesa Civil, Sedur, Semmam, Soma, Sesp, as equipes estão focadas em atender a população”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
25 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eufranio Olavo Brito

A PREFEITURA PREFEITO NÃO ESTÁ SE ENCOMODANDO COM ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS A SUA PREOCUPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS DE BAIRROS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NÃO TEM DINHEIRO FICA CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS PARA REALIZAÇÃO E ENVESTIMENTO EM FESTA DE MICARETA TÊM DINHEIRO DE SOBRA SEM PRECISAR DE FAZER EMPRÉSTIMO QUEM SOFRE E O POVO DE FEIRA VENDO SUAS CASAS SENDO ENVADIDA POR ÁGUA DE CHUVA PROVOCANDO ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS

Dcunha

São terrivelmente negligentes, imprudentes, gestões mal administrada, ainda fizeram dezenas de obras as quais foram extremamente mal executadas. A prova estão aí. Desde criança, já vi chuvas muito mais fortes do que essas que estão caindo aí, de durar uma semana inteira. E, nunca aconteceram essas tragédias, sofrimentos, destruições em bairros como Panorama, andei a minha vida toda no Panorama, nunca vi acontecer os horrores que aconteceram lá. Essas o tas do novo centro, obras mal feitas, ciclos vias, que criaram barreiras, impedindo as águas torrenciais passarem , as quais são em altíssimos volumes, como é o caso do Feira V, na fiscalização ou Lucas sacos, das construções dos condomínios, os quais criaram também barreiras, prejudicando as comunidades aos seus arredores, e os próprios moradores do condomínio. Muitas obras mal executadas em Feira de Santana. A drenagem, a qual disseram que haviam sudo feitas, e nada de fez. Gastaram milhões e milhões, com um BRT miseravelmente inútil, cavaram a Cidade por anos e anos, gerando transtornos terríveis, para eu passar de veículos, sorrir muitas e muitas vezes, fecharam todos os cruzamentos da Maria Quitéria, da João Durval, da Getúlio Vargas, gerando transtornos terríveis. Agora a Cidade, está sofrendo, com as obras mal feitas, e o crescimento desordenado.
Aí o bonitinho do prefeito do Cobelt, quer pegar mais dinheiro, milhões de empréstimo, para *** dizer que vai fazer serviço de drenagem, em tempo recorde dentro de 8 meses. Me façam uma garapa. Me poupe né Zé Ronaldo, que também tem culpa no cartório.

jose silva

Não é possível que vão ser gastos milhões no micareta com a cidade desse jeito.
Ministério público , porque em outros estados festas foram canceladas por menos que isso e aqui nada acontece.

Fabio

“A prefeitura tem feito o que pode” kkkk, exatamente não fazem nada. Não digo só em questão de drenagem, porque a desculpa vai ser a chuva da natureza, mas e os buracos que a cidade tá de um jeito crítico ?
Acordaaaa prefeito, não defendo nenhum politico, mas a gestão desse é horrível.

Vania Silva

Prefeitura faz o que pode, ou seja, nada! Os moradores da Rua Tupinambás, na Mangabeira que o digam!

ef

de agora em diante isso vai ser rotina no mundo todo , enchentes , tremores , calor , frios , tudo em excesso; nessa cidade não será diferente; no dia seguinte as águas escoam porque existe a drenagem; cabe ao poder público dar manutenção e o povo ter educação no descarte do lixo.

O que pode se chama?

NADA

Fabio

Parei de ler quando ele falou de ligar para o 156.
Funciona. Confia. Kkk

Carlos

Não adianta muito limpar quando o ser humano não tiver um mínimo de educação pode olhar o lixo que faz isso tudo quem é responsável pelo o lixo está no esgoto?

Gliceval Carneiro

Eles tem 10 meses para fazer tudo que é ecessário para evitar ou aminizar os transtornos na cidade, só lembram e desejam fazer algo quando tudo já foi perdido. Só tem uma explicação: falta de competência com os contribuintes que pagam caro tudo qye consome na Pricesa do Sertão.

jose silva

Ele vai fazer é festa, a porcaria do micareta e o povo esquece tudo e vota no grupo inútil novamente.

Lucas

Esses vereadores vão vir pedir votos ta chegando eleicao essa eremita atrasa a cidade não é de hoje sempre trava os projetos lamentável quem paga é o povo.

Cidadão Revoltado

APARENTEMENTE A PREFEITURA TÁ PODENDO POUCO, QUASE NADA. ESSE PREFEITO É UMA CHACOTA!

Rafael

Bem lembrado meu caro Zeca! Governo incompetente por isso a cidade não evolui… enquanto a cidade estiver nas mãos desse grupo político a população vai está sempre em terceiro plano.

Jose carlos passos Silva

Em 20 anos não fizeram.
Porque agora no final do governo e pleiteando um empréstimo milionário ?

jose silva

Para fazer um belo micareta pra enganar os idiot.. E o povo ir na no final do ano e votar nele novamente. E olha que odeio politica e não tenho lado. Mas todos dessa cidade sabem que o grupo deles tem muita gente na mão deles, com medo de perder os empregos.

Peter Rhue

Engraçado. A atual gestão (2001-2024) teve um quarto de século para resolver o problema da falta de drenagem e só agora, Colbert, de mala pronta para encerrar a desastrosa carreira política, diz que vai fazer e acontecer se pegar (mais) dinheiro.

Zeca

“se a prefeitura tem feito o que pode”!! Isso quer dizer que a prefeitura não pode nada e o prefeito é um incompetente declarado.

Reinaldo

Péssima Administração da cidade por esse grupo político , muita gente incompetente querendo só emprego.

FSA

Deveriam apresentar para a população esse estudo feito pela Escola Técnica da Ufba e o projeto que pretendem executar com esse empréstimo!

Socrates

Vamos parar de tampar a verdade c peneira. 4 anos de governo e nenhuma medida planejada ao longo deste tempo! Vcs não possuem projeto!

De olho

Engraçado 24 anos do msm grupo na cidade inclusive o secretário de planejamento e o msm a 24 anos e ND foi feito por essa e outras calamidades q se encontra na cidade agora num passe de mágica querem resolver tudo sobre o povo for besta

Neyla Torres

A prefeitura tem feito o que pode???
Então não tá podendo nada né?

Clelio lima de Souza

Qual foi o custo do robô? Ajudou em quê? E as reuniões emergenciais? Resultaram em quê?

joao

SE A PREFEITURA TEM FEITO O QUE PODE ENTÃO TA FAZENDO POUCO OU FAZENDO NADA! N]AO PRECISAMOS DESENHAR DO QUE SE TRATA O CENÁRIO PQ AS FOTOS E FATOS FALAM POR SI SÓ. A INCOMPETÊNCIA E O DESCASO DESSE GOVERNO É ABSURDA