Feira de Santana

Superintendente diz que requalificação deve colocar Aeroporto de Feira nas escalas e conexões nacionais

Na manhã desta terça (3), foi realizada uma apresentação do projeto de requalificação do local.

pista aeroporto de feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O superintendente de Infraestrutura de Transportes do Estado da Bahia, Saulo Pontes, esteve na manhã desta terça-feira (3) no Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, onde foi realizada uma apresentação do projeto de requalificação do local. De acordo com Saulo, a mudança deve colocar o Aeroporto de Feira de Santana nas escalas e conexões nacionais.

“Estamos preparando o Aeroporto João Durval para atender a demanda atual. Depois da pandemia, a economia mundial sofreu, mas as companhias aéreas foram as que mais sofreram. Como não tinha voo, não tinha demanda de novas aeronaves, então hoje, não tem aeronaves para os voos domésticos para uma interligação de cidades. Aqui em Feira estamos preparando a pista com a ampliação de 1.500 para 1.800 metros para que possam as companhias aéreas colocar Feira de Santana nas escalas e conexões nacionais com os boeings para 200 passageiros”, afirmou.

Saulo Pontes - superintendente de infraestrutura
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o superintendente, os primeiros passos já foram dados com a construção do muro, que conforme informou ao Acorda Cidade, está em execução com quase 60 metros concluídos. Além disso, as desapropriações já foram publicadas em Diário Oficial.

“Vamos ter que desapropriar para ampliação e hoje viemos aqui conversar com a empresa. Também estamos entrando em contato com os proprietários das áreas. A licitação de ampliação já foi publicada no Diário Oficial, ela será realizada em 28 de novembro e esperamos ainda este ano iniciar a ampliação dessa pista”, afirmou.

projeto aeroporto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Saulo Pontes destacou ainda a preparação do Aeroporto de Feira com equipamentos, como PAPI e também, com balizamento noturno, para que Feira de Santana tenha um plano de voo e entre nas conexões e escalas nacionais.

“O governador Jerônimo, que tinha aqui uma área patrimonial de 54 hectares, ele ampliou para 90 e agora está ampliando para 108 para poder ampliar a cabeceira do aeroporto para atingir os 1.800 metros e ainda executar um retorno da aeronave para dar mais mobilidade ao fluxo”.

Pavimentação da BA que dá acesso ao Aeroporto

aeroporto de feira
Foto: Ed Santos

O superintendente Saulo Pontes ainda falou sobre a situação da BA, que dá acesso ao Aeroporto de Feira de Santana. Segundo ele, a via atualmente está no contexto urbano e precisa ser tratada como uma avenida. Ele reconheceu que a BA precisa ser requalificada e disse que caso a prefeitura não faça, o estado irá assumir esse compromisso.

“A gente vai assumir e fazer a requalificação para atender o fluxo grande, que nós esperamos. Há uma tendência muito grande desse aeroporto se tornar um aeroporto de carga, até porque Feira é o maior entroncamento do Nordeste brasileiro e, aqui é um local ideal. E para que ele se torne no futuro um aeroporto de carga, a gente precisa de um acesso digno”.

Saulo ainda defendeu que a iniciativa privada assuma a logística em torno do aeroporto futuramente.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram