Cerca de uma semana após a Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana (SMT) anunciar a sincronização de semáforos em trechos estratégicos da cidade, o responsável pelo órgão, o superintendente Ricardo da Cunha, explicou que a ação muito em breve ficará no passado. Ele anunciou em entrevista ao Acorda Cidade a implementação de um sistema com semáforos inteligentes.
O novo projeto deve funcionar com o auxílio de sensores e câmeras que irão fazer contagens de veículos para definir quando e por quanto tempo o sinal ficará aberto ou fechado. O modelo será integrado com a sincronização e funcionará de forma 100% autônoma, ou seja, as decisões serão tomadas sem a intervenção humana.
“Nós temos um tráfego maior em alguns períodos do dia e a abertura dos semáforos nesses horários será diferente, e isso não será pensado por uma pessoa, será pensado por um sistema que está capacitado para tomar a decisão. Isso é o futuro. Já temos um equipamento semelhante ao utilizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Só precisamos agora adquirir as câmeras e os sensores”, disse o superintendente.
Ricardo da Farol, como também é conhecido, declarou ao Acorda Cidade que está orçando os valores dos componentes com empresas e que, dentro dos próximos dias, visitará especialistas nos equipamentos para tomar as melhores decisões de compra.
Por enquanto, a sincronização
Ainda sobre a sincronização, o superintendente informou ao Acorda Cidade que a ação já foi concluída em semáforos da Rua Dr. Olímpio Vital, Rua Comandante Almiro e Avenida Maria Quitéria. Ricardo reconheceu que há muito a se fazer pelo trânsito da cidade, mas justificou a demora em algumas ações com o pouco tempo no cargo.
“Peço à população que entenda, foram apenas menos de 30 dias e a gente já conseguiu mudar muita coisa. Acredito que até o fim do ano a gente já respire uma cidade diferente. Essa foi a proposta do prefeito José Ronaldo de Carvalho quando fez o convite para assumir a SMT: que eu fizesse, junto com o órgão, um trânsito nunca visto na cidade”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram