Gabriel Gonçalves
A Defensoria Pública de Feira de Santana, promove neste sábado (12), um mutirão para teste de paternidade através da ação 'Sou pai responsável'. Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora da Defensoria, Liliane Amaral, explicou que quando o resultado é positivo, o órgão reúne a família para discutir direitos e deveres de quem teve a paternidade reconhecida.
"Essa ação, é uma ação conjunta do Conselho Nacional de Defensorias Públicas gerais com todas as Defensorias Públicas Estaduais, nós já temos na Bahia a ação 'Sou Pai Responsável' que é uma ação que representa na realidade todo um trabalho que a Defensoria realiza com exames de DNA. O atendimento é iniciado com a sugestão para que as partes se submetam a coleta do material e ao exame de DNA para comprovação da paternidade e em seguida nós vamos prestar todos os atendimentos que dizem respeito a esta pauta. Vamos reunir a família, se o exame for positivo, vamos discutir sobre os assuntos que giram em torno de direitos e deveres da pessoa que teve a sua paternidade recentemente identificada para que seja levada essa identificação ao cartório para a devida averbação, e para que a Defensoria possa já trabalhar com seus direitos e deveres dentro já do tema pais mães e filhos", disse.
Lilane do Amaral | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
De acordo com a coordenadora, esta é uma ação considerada como demanda espontânea, onde as pessoas que desejarem realizar o exame, serão atendidas sem atendimento agendado.
"É uma demanda considerável e nós realizamos estes exames de DNA durante todo ano. Nós temos uma demanda assim bastante significativa, não nos faltam os kits, a Defensoria vem honrando os compromissos e ela já firmou com a sociedade desde 2007 onde nós fizemos o primeiro exame de DNA em Feira de Santana. Totalmente gratuito e para que a sociedade seja motivada, nós identificamos a necessidade de frequentemente realizarmos os mutirões, e dessa feita nós vamos nos unir ao Conselho que já tem um programa um programa próprio que se chama 'Meu Pai tem Nome' com essa ação 'Sou Pai Responsável' e vamos dar uma melhor atenção às famílias que precisam e especificamente de investigação de paternidade e que possam ser beneficiados com o exame de DNA. A demanda é espontânea, e o nosso foco é para que as pessoas possam aproveitar o final de semana e virem até a Defensoria. Nós vamos estar funcionando de 8h às 12h e nós nos propusemos as pessoas que já estão com seus atendimentos prontos na Defensoria, que pudessem antecipar se fosse possível que elas participassem do mutirão, para terem o quanto antes, o atendimento que desejam da defensoria", informou ao Acorda Cidade.
Ainda segundo Liliane, o resultado do exame fica pronto dentro de 60 dias.
"O exame é feito na hora, mas o exame é encaminhado para o laboratório e dentro de no máximo 60 dias, esse exame é entregue. Nós convocamos as partes interessadas e abrimos este exame, fazemos a publicidade desses exames aos interessados presencialmente em nossa sede", concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia