Peterson Macêdo
Aprender um pouco mais, cuidar da saúde e comemorar seu aniversário de 78 anos. Esses foram os motivos que levaram Dona Francisca a sair do distrito de Tiquaruçu em direção à Feira de Santana. Ela veio participar da 7ª Edição do Sociedade em Ação, evento solidário da Fundação Santo Antônio realizado em comemoração aos 70 anos da Rádio Sociedade News.
Foto: Ramon Murilo/RRC
"Foi meu desejo, achei conveniente participar. O moço olhou minha dentadura e meus dentes e me aconselhou a como cuidar direitinho. Eu achei muito bom, parabéns à Rádio Sociedade", disse dona Francisca.
A coordenadora do evento e do setor religioso da Fundação Santo Antônio, Lourdes Rocha, falou sobre a importância do Sociedade em Ação para Feira de Santana. "A ideia é trazer a rádio para rua, para perto do povo, as pessoas vêm aqui também conhecer os profissionais. Então a Ação se tornou uma tradição na cidade, é também uma forma de cumprir a missão da Rádio Sociedade de evangelizar", pontuou.
Foto: Ramon Murilo/RRC
O evento reúne, desde sua primeira edição, parceiros das mais diversas áreas para fazer atendimento gratuitos à população feirense. Este ano, 16 parceiros fizeram parte do projeto que realizou cerca de 1.300 atendimentos.
A ouvinte Ercília do Santos, moradora do bairro Caseb, realizou a aurículoterapia em um dos stands presentes. "É uma terapia alternativa muito boa para tratar dores e disfunções, gostei bastante. Vou aderir ao tratamento, traz muito conforto e sensação de relaxamento", explicou.
Quem esteve presente pôde também doar sangue; fazer cadastramento de doação de medula óssea; aferir pressão arterial; fazer teste de glicemia; primeira e segunda via de identidade; consulta de situação no INSS; designer de sobrancelha; corte de cabelo masculino e feminino; mamografia e ultrassom mamária; teste de acuidade visual; fisioterapia; massagem; orientação com nutricionistas; orientação de saúde bucal, consultoria jurídica, além de exercícios físicos.
Além da população de um modo geral, a Sociedade em Ação beneficiou também estudantes de ensino superior, como Catarina Teixeira, estudante do quarto semestre de Odontologia da FTC. Segundo ela, a ação é uma colaboração em sua formação enquanto dentista. "É um grande aprendizado. Aqui a gente vê lesões que a gente cita em slides na sala de aula. A gente acha que é bem difícil de encontrar e chega aqui e se depara. Então a gente faz os encaminhamentos necessários para o paciente não desenvolver outros problemas", explicou Catarina.
O coordenador da Rádio Sociedade, Beto Moreno, expressou gratidão em fazer parte da equipe nos 70 anos da Rádio Sociedade. "É como se estivéssemos jogando num time de craques numa verdadeira seleção. Toda empresa tem que dedicar um pouco de sua capacidade ao social, a se inserir na sociedade e tentar minimizar a grande necessidade que as diversas camadas sociais têm todos os dias", disse.
Segundo o Superintendente da Fundação Santo Antônio, Frei Vandeí Santana, a intenção é fazer do evento algo cada vez maior. "Queremos melhorar no que pudermos. Deixamos de colocar alguns parceiros que procuraram a gente depois que já havíamos oficializado a estrutura. Deixamos então amarrado para a próxima edição", revelou.
Foto: Ramon Murilo/RRC
Balanço de atendimentos
De acordo com a equipe responsável pela organização do evento, entre os 1300 atendimentos realizados, foram 150 documentos no SAC Móvel, 470 atendimentos da clínica oftalmológica, mais de 300 cortes de cabelos femininos e másculos e 50 mamografias através do Hospital Dom Pedro de Alcântara.