Acorda Cidade
Mais de 309 carros e motocicletas, oriundos de apreensões da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que estavam no pátio, serão leiloados no próximo dia 10 de fevereiro, no Hotel Caju de Ouro, localizado na Avenida Presidente Dutra, a partir das 9h. São veículos disponíveis para arremate entre conservados, sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível.
De acordo com a leiloeira pública Kátia Casais, que esteve no programa Acorda Cidade desta quarta-feira (5), o leilão acontece, pois alguns veículos que circulam em vias públicas da cidade não respeitam as leis de trânsito, são apreendidos e não são retirados pelos proprietários. “Esses veículos acabam parando em lugares impróprios e até mesmo nas blitz, quando tem problema de documentação. Eles são levados para o pátio e lá a pessoa não efetuando todos os pagamentos, as taxas, diárias do pátio, eles vão a leilão”.
Ela informou que o prazo para a retirada do veículo do pátio é de em média de 90 dias. Passou desse prazo, o veículo vai a leilão. “Em alguns casos, as pessoas conseguem quitar e acredito que até uns dois dias antes do leilão ela consiga quitar”, disse.
A leiloeira destacou que desde o dia 3 de fevereiro, os lotes já estão disponíveis para as pessoas darem os lances online. Ela informou que as sucatas servíveis e inservíveis, só pessoas com CNPJ podem comprar. “As servíveis você pode utilizar para venda e as inservíveis só pessoas de metalurgia e siderurgia que podem utilizar. Elas são usadas para prensa ou trituradas”.
Já com relação aos carros com bom estado de conservação, Kátia Casais informou que eles podem circular normalmente. “Os veículos conservados depois de retirados, você paga as taxas e pode circular normalmente nas vias públicas. A pessoa pode fazer o que achar que deve, inclusive vender, pois é um bem que você adquiriu e é de sua responsabilidade”.
Ela acrescentou que quando a pessoa adquire o bem, ela pega com as taxas todas pagas e só começa a pagar o que é devido a partir de 2020.
Os valores de comissão e taxas estão todos disponíveis no edital (Veja aqui o edital). Kátia Casais ressaltou que a despesa do veículo já vem quitada e o comprador precisa pagar a comissão do leiloeiro, que é legalmente estabelecida com a taxa de 5%, a taxa administrativa que também é estabelecida em 5%, e existe também o valor do boleto que é R$6,30. “Além do valor do veículo, a pessoa paga essas taxas”, frisou.
Após arrematar o veículo, o prazo para pagamento do boleto é de 2 ou 3 dias.
Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas com mais de 18 anos e que atendam aos termos do edital. Para participar a pessoa deve se cadastrar no site www.kcleiloes.com.br, sem pagamento de taxas para o leilão online e presencial.
Os lotes estão disponíveis para visitação do dia 3 ao dia 7, no Pátio Resolut, que está situado na Rua das Rosas, no bairro Papagaio. O horário é das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Funcionários da SMTT não podem participar do leilão e pessoas que tiveram o carro ou moto apreendida, podem participar, porém não podem arrematar o próprio veículo apreendido.
Leilão online
A leiloeira pública Kátia Casais explicou ainda que o leilão online está sendo bem sucedido e permite que os interessados, que se encontram em outras cidades, estados ou país, participe e arremate o seu bem tanto quanto desejam, através do site www.focoleiloes.com.br.
Mais informações através das Redes Sociais: KC Leilões