Feira de Santana

SMT instala redutor em cruzamento no bairro Queimadinha; local registra muitos acidentes

Superintendente de Trânsito diz que a instalação do redutor de velocidade pode minimizar acidentes na região.

Foto: Enviada via WhatsApp
Foto: Enviada via WhatsApp

O cruzamento da rua Concórdia com a Paulo VI no bairro Queimadinha, em Feira de Santana, deixa moradores em estado de alerta e insegurança, isso porque inúmeros acidentes ocorrem com frequência na localidade.

cruzamento no bairro queimadinha rua concórdia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Após denúncias de moradores sobre a situação vivenciada no bairro, ao Programa Acorda Cidade, a equipe da SMT se dirigiu até o local para realizar uma avaliação sobre as condições do local.

“Verificou-se a existência de sinalização vertical que possibilita a segurança da trafegabilidade daquele local, existe placa de sinalização dentro do contexto onde quem não vem na preferência da via, tem que ter atenção para parar no cruzamento, porque essa sinalização existe,” informou o Superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida.

quebra-molas pra evitar acidentes no cruzamento da rua Concórdia com a Paulo VI no bairro Queimadinha, em Feira de Santana,
Redutor ainda está sem pintura | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Cleudson Almeida contou ao Acorda Cidade que para completar a sinalização, foi instalado na semana passada um redutor de velocidade. “Nós fizemos uma instalação de um redutor de velocidade conhecido como quebra-molas ali no local. Com essa instalação é necessário agora observar o que efetivamente vai acontecer no cotidiano, a partir de agora, e esperamos que haja um pouco mais de cautela por parte dos condutores e assim tenhamos mais segurança na via, principalmente no cruzamento.”

O superintendente de trânsito destaca que os condutores precisam observar e respeitar a sinalização existente no local.

Foto: Enviada via WhatsApp

“Com a instalação do redutor de velocidade, o quebra-molas, esperamos que sejam minimizados todo tipo de transtorno que ocorra naquela localidade. Para nós que estamos no dia a dia com o trânsito, quando se tem essa demanda ou a existência de acidente em determinada localidade, passamos a entender que, além da sinalização que efetivamente é dever do poder público, é obrigação dos órgãos de trânsito estarem sempre atentos a essa questão de sinalização viária, porque, ela representa segurança para a via. É necessário também que nós, condutores, entendam a importância de obedecer a sinalização de trânsito,” esclareceu.

Superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida
Superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Cleudson relatou ao Acorda Cidade que a sinalização existe para ser respeitada e destaca a importância dos condutores terem consciência nas vias. “Se em determinado cruzamento a via onde você trafega existe uma sinalização que estabelece que no cruzamento você deve parar, é porque efetivamente ali já existem estudos que tem que se respeitar essa sinalização. Porque na outra via, possivelmente o outro veículo vai ter uma possibilidade de fazer a travessia [com segurança]. Então é necessário que tenhamos essa consciência de observar a sinalização de trânsito, respeitar o limite de velocidade.”

Além disso, o superintendente de trânsito também aborda que muitas vezes recebe questionamentos relacionados ao motivo da instalação de radares para o controle de velocidade, e aponta que o radar não é um complicador para quem respeita o limite de velocidade, mas um equipamento capaz de emitir uma notificação por infração de trânsito para os descumpridores do limite de velocidade.

“Precisamos ter essa noção, estudos revelam que 90% dos acidentes de trânsito têm como causa o fator humano, então se a causa de 90% dos acidentes de trânsito é o fator humano, então possivelmente nós podemos reduzir esses números com o respeito ao que está posto nas vias. Existe o estudo do porquê tem aquela sinalização, o estudo do porquê na determinada via tem aquele limite de velocidade. Estamos fazendo um trabalho para mostrar para a população a necessidade de se respeitar as faixas de pedestres, pois é um equipamento que se respeitado evita acidentes,” destacou Cleudson ao Acorda Cidade.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Morador reclama de acidentes constantes em cruzamento do bairro Queimadinha

Comerciantes chamam atenção para alto número de acidentes em cruzamento próximo a escola

Após reclamações, SMT diz que irá estudar nova sinalização em cruzamento da Queimadinha

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários