A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana está instalando 10 novas botoeiras em conjuntos semafóricos da cidade, para facilitar a travessia em locais onde há grande fluxo de veículos e pedestres.
A dona de casa Rosinete Batista Souza, que mora no bairro Queimadinha, foi buscar o filho na escola Associação Cristã Feminina, na Avenida Maria Quitéria, e decidiu acionar a botoeira que foi instalada na sinaleira próximo à unidade de ensino para facilitar a travessia. Ela parabenizou a medida da prefeitura.
“Facilitou bastante, antes a gente não passava. Alguns carros paravam, outros não paravam e a gente ficava esperando horas. Agora é o tempo da pessoa ir para o outro lado”, afirmou.
De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, as botoeiras são equipamentos que permitem uma travessia segura nos locais onde estão instaladas, sobretudo por pessoas com algum tipo de deficiência e dificuldades com mobilidade.
“Então as botoeiras permitem que pedestres possam fazer o acionamento, dentro do contexto da programação semafórica, e fazerem a travessia com muito mais segurança. Em nossa cidade, nós já as utilizamos, mas estamos trazendo agora equipamentos mais modernos, com nova tecnologia, com acionamento sonoro, de touchscreen e também leitor em braile”, afirmou Cleudson Almeida.
Ele informou que as botoeiras começaram a ser instaladas em locais como a Avenida José Falcão, a Avenida Transnordestina, próximo ao Conjunto Feira VI, na Avenida Maria Quitéria, e em lugares onde existem unidades de saúde e escolas, onde os pedestres fazem a travessia de forma mais constante.
“A botoeira obedece a programação do conjunto semafórico para que também não ocorra a retenção de veículos, não se pode ocasionar problemas ao fluxo, considerando que a prioridade do trânsito é para o pedestre. Inicialmente serão instaladas 10 botoeiras, com previsão orçamentária de R$ 1.700 cada, dando um total de R$ 17 mil”, explicou.
Cleudson Almeira acrescentou que sinaleiras onde há presença de temporizadores continuarão a obedecer a programação do conjunto semafórico. Em locais onde estão instaladas as botoeiras, o sinal verde para travessia dos veículos não terá um tempo fixado, e a parada será com o acionamento das botoeiras.
“Nesses locais, onde não existem cruzamentos, a tendência é que o sinal verde seja apenas interrompido com o acionamento da botoeira. Ele para por um tempo suficiente de travessia do pedestre. O tempo vai depender do contexto de cada via. Do sinal verde, ele vai para o sinal amarelo indicando que haverá modificação do sinal, e vai para o vermelho no tempo definido pelos técnicos. Não posso pontuar que o tempo de travessia para o Derba seja o mesmo da José Falcão, são vias com tráfego de veículos distintas. Então acionada a botoeira, o sinal sai do verde para o amarelo, depois o vermelho, e o pedestre faz a travessia. Agora, se outro pedestre quiser acionar imediatamente não será possível fechar, pois terá que respeitar o tempo que existe já programado no conjunto semafórico para passagem dos veículos”, observou.
Com informações dos repórteres Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade.
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