Andrea Trindade
O piso salarial dos comerciários de Feira de Santana atualmente é de R$ 1.090. Se aprovado o novo reajuste, o salário pode ficar em torno de R$ 1.150, em 2019. A informação é do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Antônio Cedraz, que informou ao Acorda Cidade que já ocorreram quatro rodadas de negociações com o sindicato patronal para definir o piso.
“A dificuldade em fechar um acordo sempre existiu e neste ano até que estamos avançando em relação às lojas, já em relação aos supermercados ainda estão mais resistentes. Em termos de percentual, o INPC ficou definido na semana passada em 4,006% e eles não negociam muito acima do INPC – o que eles ofereceram foi 5%, que já está até relativamente equilibrado, na negociação. Porém queremos mais um pouco mais, estamos amarrados nos 6% para o piso, mas há outras cláusulas que ainda estão indefinidas”, disse.
A data da nova negociação ainda não está marcada, mas o representante dos comerciários acredita que o próximo encontro deve ocorrer na próxima semana.
Feriados
Sobre a Segunda-Feira de Carnaval, Antônio Cedraz, informou ao Acorda Cidade que o acordo se manteve como da convenção anterior, isto é, o comércio de Feira vai fechar na segunda-feira de Carnaval e funcionar no feriado do dia 12 de outubro. Ele disse também que o Dia do Comerciário será comemorado mais uma vez com feriado para a categoria.
“A convenção vai ficar parecida com a anterior. A segunda de Carnaval vai continuar permutando com o dia 12 de outubro e o Dia dos Comerciários, conseguimos manter para o dia 21 de outubro, na terceira segunda-feira do mês. Com os demais feriados teve uma composição que fazemos todo os anos para chegarmos a um percentual determinado”, afirmou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade