Feira de Santana

Sindicato dos Trabalhadores Rurais promove plenária em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A programação foi realizada na própria sede dos trabalhadores rurais.

Sintraf
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) de Feira de Santana, realizou na manhã desta sexta-feira (8), uma programação especial dedicada ao Dia Internacional da Mulher.

Diversos atendimentos foram oferecidos para as mulheres do campo, assim como a realização de palestras voltadas para o mercado de trabalho na área rural.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a nova presidente do sindicato, Adriana Lima destacou as inúmeras dificuldades que as mulheres encontram no campo.

Sintraf
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O objetivo é trazer os principais problemas que nós encontramos referentes à mulher. Onde a gente trouxe a incubadora, pois a incubadora é um espaço fortalecedor, onde debate política de fortalecimento, de direcionamento para a questão da comercialização, que hoje quase uma boa parte das mulheres é de empreendedoras. A incubadora tem esse papel na questão da sociedade, e por isso que a gente trouxe hoje também, uma feira da economia solidária, onde tem diversas mulheres aqui comercializando seus produtos, que também é um portal de fortalecimento para a sobrevivência do homem e da mulher do campo. A mulher do campo é uma das mentoras dessas políticas e é necessário a gente depositar credibilidade, e cada vez mais acreditar e fortalecer esses tipos de negócios”, pontuou.

Sintraf
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Entre as dificuldades, segundo ela, está o mercado de trabalho. Ao Acorda Cidade, Adriana informou que por conta deste problema, aumenta-se a necessidade de capacitação para as mulheres.

“O mercado é escasso e a sobrevivência é mais difícil. Há uma necessidade cada vez mais de capacitação, para aproveitar até o que já tem na sua existência do dia a dia. Estamos planejando, fazendo parceria com várias entidades. Há exemplo da universidade que a gente sabe que todo espaço precisa de capacitação. Cada vez mais, a gente tem sede desse espaço de capacitação para adequar a nossa realidade, e é uma necessidade extremamente gigante, pois o comércio e a sobrevivência, estão em jogo e é necessário a gente buscar reverter essa situação”, declarou.

Quem também esteve presente na programação especial, foi Lorena Margarida, que faz parte da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Sintraf
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O intuito dessa plenária foi justamente isso, unir as mulheres do campo e da cidade, no objetivo de mostrar elas os seus direitos. A gente como cidadã, a gente sabe da importância que é a gente exercer nosso poder maior que é o voto. Nós somos a maioria, mas não somos a maioria nos lugares de poder. Então a plenária serviu para isso, para gente despertar nessas mulheres o seu empoderamento, nesse dia que é só apenas mais um dia de afirmação, de lutas, que as lutas ainda vão ser árduas”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários