O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Feira de Santana, Alberto Nery, informou nesta sexta-feira (17) que a categoria aprovou ontem (16) em assembleia a pauta de reivindicações para reajuste salarial e concessão benefícios para os trabalhadores.
De acordo com o representante sindical, em entrevista ao Acorda Cidade, a pauta está sendo elaborada para ser encaminhada às empresas Rosa e São João, na próxima segunda-feira (20).
“Apresentamos a pauta aos trabalhadores ontem e eles votaram a aprovação dela. Nela nós estamos pleiteando a reposição salarial, que durante o processo da pandemia os trabalhadores tiveram esse prejuízo e estamos tentando recuperar gradativamente. No ano passado, recuperamos 2,5% e este ano vamos tentar 7,95%, além da inflação acumulada do ano de 2022 a 2023. Essa é uma das pautas mais importantes. A gente busca também a reposição do quinquênio, que com o processo de pandemia nós perdemos; o reajuste do ticket-alimentação, que está defasado; pagamento do plano odontológico pela classe patronal; e o reajuste que, porventura, venha a ser aplicado ao plano de saúde seja responsabilidade da classe patronal. Então essa é nossa pauta, e existem outras solicitações que são do dia a dia, mas esses pontos que terão mais embate, discussão”, esclareceu Alberto Nery.
A expectativa dele é que já nos próximos dias as empresas possam sentar à mesa de negociação com o sindicato.
“Aprovamos no dia de ontem, e vamos aguardar da classe patronal para que seja definida uma agenda de reunião para que possamos chegar a um acordo efetivamente. Essa pauta está sendo elaborada e será encaminhada na próxima segunda-feira. Iniciam-se as negociações. Nós participamos a nível de Feira de Santana, mas também em Salvador, com o sindicato patronal lá, que inclui o sistema interno municipal, e participamos também com o pessoal do Sindifrete, que são as empresas que rodam para as fábricas. Hoje o piso do rodoviário é de aproximadamente R$ 2.800”, afirmou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram