Feira de Santana

Shopping Avenida sedia desfile com estudantes negros de escola pública

m 15 estudantes negros do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura (CEEMB), localizado no bairro Pampalona.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No último dia 3 de dezembro, o Shopping Avenida, localizado na Avenida Noide Cerqueira em Feira de Santana, realizou o desfile e a exposição fotográfica “Pretitude em Foco”.

Os modelos foram 15 estudantes negros do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura (CEEMB), localizado no bairro Pampalona, sob direção de Rosiene Rodrigues. A maioria dos modelos são estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Modelos: Kauan Silva; Douglas Lopes; Stephanie Santiago e seus filhos Laís e Luan; Bruno Rosário; Raíssa Santana e Karine Mascarenhas.

Para Mariana Rezende, assistente de marketing do Shopping Avenida, sediar o desfile Pretitude em Foco foi uma grande realização para o Shopping.

“Além do evento, é gratificante abrir espaço para a arte local, trazendo um tema tão necessário que é a consciência negra”, completou.

Na foto acima: Emanuela Menezes (modelo); Jackson Santana (modelo) ao lado de Juliana Monteira (dona da agência JModel) e da estilista Flávia Sacramento; Joackson Daniel (modelo).
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Idealizado pelo professor João Luiz Costa, o projeto fotográfico “Pretitude em Foco” trata a Educação para as Relações Étnico-Raciais sob uma perspectiva artística, contribuindo para a construção de identidades e emancipação de grupos historicamente discriminados.

Foto: Divulgação

Durante o projeto, os estudantes participaram de uma oficina de maquiagem em pele negra na escola, com as maquiadoras profissionais Danielle Suzart e Michelle Barbosa, uma oficina de fotografia com Edvaldo Sampaio (Mamute Fotografia) e uma oficina de passarela com os modelos profissionais negros Vivien Martins e Daniel Amorim.

O projeto também envolveu uma palestra sobre projeto de vida e carreira com Juliana Monteiro, dona da agência de modelos JModel, uma palestra sobre pretitude e racismo com Railda Neves, coordenadora da Divisão de Inclusão e Diversidade da Seduc e outra palestra com o professor de História e Filosofia Alexandre Brito.

Após essa fase, iniciaram-se os ensaios fotográficos onde os próprios alunos foram os maquiadores, fotógrafos e modelos, tendo também o suporte da trancista Côrte Afro.

Foto: Divulgação

As fotos foram tiradas com câmeras fotográficas semiprofissionais por Ryan de Jesus, Natanael Miranda e Robson Wendel Brito (na imagem acima), estudantes da EJA. As fotos também tiveram o apoio dos estudantes Miguel Ângelo, Carlos Eduardo Dias e Carlos Henrique Santos.

Foto: Divulgação

O “Pretitude em Foco” foi um dos contemplados pelo Prêmio Professor Jorge Conceição em 2021, lançado pela Secretaria Estadual da Educação (Sec) e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), voltado a projetos que tratam da história afro-brasileira e indígena em diversas linguagens artísticas e pedagógicas.

Com o valor do prêmio, o projeto foi ampliado em 2022, na sua 2ª edição, atendendo a mais estudantes e aumentando a sua divulgação, através de uma exposição itinerante em escolas públicas estaduais e municipais de Feira de Santana e região, tendo como uma última parada o Shopping Avenida.

Foto: Divulgação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários