Feira de Santana

Sest Senat abre vagas de capacitação gratuita para cobradores de ônibus que querem ser motoristas

São 9 mil vagas para profissionais com vínculo empregatício com empresas de Transporte Coletivo de Passageiros que queiram se qualificar para atuarem como motoristas. Custos com o treinamento e com a mudança de categoria da CNH serão bancados pelo Sest Senat.

Acorda Cidade

Atualizada às 10h30

O Sest Senat abriu, em seu site oficial (www.sestsenat.org.br), as inscrições para Projeto Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros. São oferecidas 9 mil vagas em 46 Unidades do Sest Senat para Cobradores de Ônibus com vínculo empregatício com empresas de Transporte Coletivo de Passageiros em todas as regiões do país. As inscrições seguem até o dia 21 de março, mas como as vagas são limitadas, é importante que os interessados não deixem para última hora.

Na Unidade do Sest Senat de Feira de Santana são 100 vagas. No Estado da Bahia, ainda tem mais 500 vagas para a Unidade do Sest Senat de Simões Filho.

Daniel Correia, diretor do Sest Senat em Feira de Santana, destacou que todos os cobradores necessitam estar empregados para participar do projeto. Eles também precisam possuir a categoria B de habilitação. Além da troca de categoria da habilitação, os cobradores vão passar por dois cursos, um de 20 horas com o simular de direção híbrido e outro de 50 horas, que é o curso de transporte coletivo de passageiros. Daniel Correia falou ainda sobre a motivação para a realização desse evento.

“A motivação é devido aos dias contados da atividade de cobrador nos ônibus. É uma profissão que está perto de ser extinta e visando a valorização do profissional e a reinserção deles no mercado de trabalho, desenvolvemos esse projeto, que visa a mudança de categoria da carteira de habilitação. O cobrador que tiver a categoria B, vai transferir para a D e o Sest Senat vai arcar com todos os custos referentes a essa substituição. Ele vai passar pela autoescola, vai fazer todos os trâmites necessários e vai ser qualificado com todos os treinamentos necessários para o exercício dessa função”, destacou.

Vale ressaltar que o treinamento e todo o processo de mudança da categoria da CNH serão totalmente gratuitos para o profissional.

Como participar?

Para participar da iniciativa, é fundamental ler o edital. O documento informa todos os requisitos e procedimentos necessários. Todas as informações estão disponíveis na página do projeto Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros.

Clique aqui para acessar.

Entre as exigências estão as seguintes: o candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.

Além disso, a regularidade do cadastro da empresa junto ao Sest Senat é fundamental. A empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e deve atuar no transporte coletivo urbano de passageiros.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários