As Licenciaturas em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ledoc-UFRB) celebraram durante sessão solene na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (27), os 10 anos da implementação dos cursos do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), em Feira de Santana. Participaram da solenidade, os vereadores, Jhonatas Monteiro (Psol), Silvio Dias (PT) e o deputado federal, José Neto, além de gestores, professores, estudantes e representantes da área.
Um troféu simbólico foi distribuído entre os participantes da sessão.
A vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Silvana Lúcia da Silva Lima, falou que o objetivo da solenidade foi celebrar a essência do Ledoc na instituição que é a universidade. Ao Acorda Cidade, ela explicou porque a implementação do curso é um orgulho para toda a sociedade e também ressaltou que muitos outros espaços ainda é preciso conquistar.
“O próprio curso é uma conquista. A presença dos trabalhadores, dos filhos de camponeses, dos trabalhadores rurais dentro da universidade, a maior parte deles, o primeiro da família a entrar num curso de ensino superior, então a gente tem muito a celebrar, muitas conquistas. Mas também foi um momento de reivindicar. Apesar dessas conquistas, muitos limites na inserção no mercado de trabalho por esses profissionais e por isso a gente fez uma sessão solene com caráter, com uma aparência de espaço de luta, portanto de audiência pública”, colocou.
Além da sessão, outras atividades foram realizadas no Cetens, como um almoço, apresentação musical de Cescé Amorim e a mostra de trabalhos realizados pelos estudantes ao longo desses anos. A coordenadora reforçou a contribuição das pesquisas e do curso em geral para a sociedade.
“Esses estudantes e egressos, ao chegarem a universidade não abandonam as suas comunidades, muito pelo contrário, eles se envolvem na organização das associações, melhoram a qualidade do ensino dentro das escolas do campo, trabalham esse sentimento de identidade e de pertencimento ao campo brasileiro, produzem tecnologia, produzem pesquisa, fazem extensão ou seja, eles acabam sendo os grandes responsáveis por quebrarem os muros da universidade. Muitas conquistas e principalmente a maior delas é ter dentro da universidade os filhos dos trabalhadores”, afirmou.
Segundo Silvana, que também é uma das idealizadoras dos cursos na UFRB, a qualidade educacional é um dos principais benefícios do Ledoc.
“Os projetos pedagógicos são outros onde tem egressos dos nossos cursos ou até estudantes, porque a gente faz ao longo do curso um conjunto de atividades de formação, de professores, de formação dentro da escola, de repensar o material didático, de pensar o processo formativo”, explicou.
Juan Pablo Dourado Brito é estudante do terceiro semestre do curso de Ciências da Natureza. Ele também é representante do Diretório Acadêmico das Licenciaturas na Educação do Campo, no campus do Cetens. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele falou sobre a importância da temática na região.
“Esse curso é de grande relevância, para a gente estar trazendo desenvolvimento no que tange à valorização das comunidades camponesas e águas das florestas e estar trazendo essas comunidades rurais para adentrar um espaço a nível superior. Então o curso representa isso, muito importante para adentrar no ensino superior e de estar levando essa importância das comunidades e da valorização dos seus saberes populares para a universidade”, pontuou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram