Aprender inovações e estratégias voltadas aos novos desafios do transporte público brasileiro em consonância com a urgente agenda climática. O segundo dia representando a Prefeitura de Feira no Congresso Nacional de Mobilidade Urbana 2023 foi de troca de experiências e visitas a empresas de tecnologias para o secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro.
Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o evento que começou terça-feira (24) e segue até hoje (26) expõe e discute em São Paulo inúmeras soluções inteligentes que contemplam diretamente o cidadão-usuário do transporte público.
Um dos cases em que o secretário da pasta conheceu foi o sistema de bilhetagem eletrônica com uso da biometria facial.
“Estamos buscando avanços tecnológicos que promovem praticidade no dia a dia do passageiro ”, explica. Nesta interface, o usuário pode pagar a tarifa pública (por pix, débito ou crédito) apenas aproximando-se do equipamento que captura instantaneamente a imagem do rosto.
Ainda, a biometria facial no transporte público inibe o uso indevido de benefícios, como a gratuidade para idosos e a meia-passagem a estudantes, e contribui para uma tarifa mais barata.
Em outro momento no Transamérica Expo Center, Sérgio Carneiro esteve com representantes das maiores montadoras de ônibus do país presentes na 22ª edição do evento bianual, a exemplo da Volkswagen, BYD, Eletra, Volvo, Caio e a Buscar.
“Felizmente a indústria está inovando com a oferta de tecnologias que beneficiam pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, especialmente cadeirantes. Essa também é uma prioridade na gestão do prefeito Colbert Filho”, ressalta.
Sergio Carneiro também participou com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller, da reunião entre gestores do setor no país.
Mobizap
Ambos os secretários baianos discutiram segurança e preços justos a motoristas – incluindo taxistas – e passageiros através do uso do aplicativo Mobizap da Prefeitura de São Paulo.
As informações da Secom de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram