Laiane Cruz
Atualizada às 20:21
A prefeitura de Feira de Santana pretendia instalar este ano quatro câmeras de monitoramento em pontos estratégicos do Centro Industrial do Subaé (CIS), na área do transbordo. O pedido foi feito pelo diretor-geral do CIS, José da Paz, após reclamações de funcionários e empresários. No entanto, de acordo com o diretor do CIS, ele recebeu um ofício da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) suspendendo a instalação.
“A gente já tomou duas atitudes no sentido de melhorar a segurança: uma foi para melhorar o policiamento. Mandamos um ofício para a Polícia Militar e estão fazendo mais rondas aqui. Outra foi uma solicitação de instalação de seis câmeras, incluindo o transbordo, que encaminhamos para a Seprev, que veio aqui com o técnico e ficou definido que das seis câmeras que pedimos, quatro seriam suficientes, para abranger essa área. Ontem recebi uma notícia do secretário dizendo que não iria poder cumprir no momento esse pleito que solicitamos”, informou José da Paz.
Segundo ele, as câmeras deveriam ser colocadas em locais estratégicos, como no transbordo, e outros locais como a Avenida Sudene. “Essas câmeras iriam servir também para vigiar as pessoas que estão jogando entulho indevidamente na área do CIS.”
O secretário Pablo Roberto informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que foi feito o estudo de viabilidade e os equipamentos que seriam colocados no local terão que ser do modelo speed dome, que tem um custo elevado.
“Na administração pública o dinheiro não está lá disponível para ser usado a hora que queremos. Para a implantação de alto custo desse serviço lá estamos fazendo um planejamento e uma previsão para que no próximo ano esse equipamento possa fazer parte do projeto de expansão da central de videomonitoramento. Enquanto isso, não podemos atender porque não dispomos dos recursos nesse momento, que seria algo em torno de R$ 200 mil, fora o processo de suporte e manutenção”, explicou o secretário Pablo Roberto.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.