A Secretaria de Mobilidade Urbana de Feira de Santana (Semob) vai retirar redutores de velocidade, conhecidos como quebra-molas, das rotas onde os ônibus articulados do transporte coletivo trafegam. Segundo o secretário da pasta, Sérgio Carneiro, disse em entrevista ao Acorda Cidade, muitos redutores são instalados de forma irregular e sem atender às exigências da prefeitura.
De acordo com Sérgio Carneiro, pela Asa Branca transitam cerca de 3 mil passageiros ao dia. Para atender essa demanda, a Semob, por meio da nova gestão da cidade, implementou quatro ônibus na região. A ação de remoção deve começar pelo bairro.
“O prefeito José Ronaldo deslocou quatro ônibus do tipo articulados com ar-condicionado, capacidade para 140 pessoas e com 10 suspensões pneumáticas. Ocorre que com a proliferação de quebra-molas, muitos deles construídos de forma irregular, estes ônibus sofrem muito, até porque eles vão com muitos passageiros e ficam pesados. As suspensões pneumáticas, diferentemente das de feixe de molas, não aguentam se passar 10 suspensões dessas em um único quebra-mola. Você imagine dezenas deles num percurso”, explicou em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (3).
No mês passado, o secretário havia informado ao Acorda Cidade que o índice de quebra dos ônibus na região norte da cidade, chegava a 0,17%, mesmo o piso estando em pior qualidade do que outras localidades.
Reclamações frequentes chegam à produção do Acorda Cidade sobre a quebra de ônibus. Um dos casos foi registrado em fevereiro na Avenida Ayrton Senna, quando um veículo articulado do BRT ficou atravessado na pista.
Sérgio também contou que o ônibus que quebrou na última terça-feira (1º) na Asa Branca, danificou o motor. Um prejuízo que deve custar R$ 60 mil, para além do tempo de conserto.
“Nós não temos condições de ter tantos quebra-molas no percurso onde nós colocamos, onde nós disponibilizamos para maior conforto, segurança e menor tempo de viagem, esses ônibus articulados com tantos quebra-molas. Então, gostaria de pedir a compreensão das pessoas, dos moradores dessas áreas, para que nós possamos remover muitos deles”, completou o secretário.
Leia também:
Ônibus do BRT quebra e fica atravessado em avenida de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.