Empreendedorismo

Semana de Capacitação Sebrae discute a força dos pequenos empresários de Feira de Santana

Feira de Santana registrou um aumento de 13% no crescimento de novas empresas comparado ao ano passado.

Gabriel Gonçalves

A 6ª Semana de Capacitação Empresarial realizada pelo Sebrae, segue com a programação até esta quarta-feira (6), em Feira de Santana e mais 11 municípios. Entre as atividades, estão capacitações voltadas para as áreas de marketing digital, vendas, finanças, inovação, planejamento e gestão para os diversos segmentos, como moda, saúde e serviços de bares e restaurantes.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o gerente regional do Sebrae Feira de Santana, Isailton Reis, informou que o município mostra uma grande força para o surgimento de novas empresas, podendo assim gerar emprego e renda.

Ainda segundo Isailton, Feira de Santana registrou um aumento de 13% no crescimento de novas empresas comparado ao ano passado.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Começamos ontem a nossa capacitação e hoje pela manhã nós festejamos o dia da pequena empresa, porque aqui temos representantes do comércio, da indústria, do serviço e do poder público de Feira de Santana para discutir a potencialidade que é a pequena empresa para Feira de Santana. Mesmo com a pandemia, os números estão crescendo e as microempresas tiveram um aumento de 13% com relação ao ano passado, e esse aumento é maior do que o Nordeste, maior do que a Bahia e do próprio Brasil. Então Feira de Santana está cada vez mais, mostrando a sua força dentro das pequenas empresas", afirmou.

De acordo com o gerente regional, o segmento que mais se destacou durante o crescimento, foi o setor de serviços.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Dentro do setor de serviços, nós temos a saúde, no comércio, temos o comércio varejista, serviços de salão de beleza, pequenos mercados de bairros e estes, têm sido a característica do crescimento dos pequenos negócios de Feira de Santana. O Sebrae tem investido principalmente neste ano, quase R$ 7 milhões dentro de nossas capacitações, com os cursos, palestras, estes eventos, porque o Sebrae dá este apoio, um aval ao pequeno negócio, nós atuamos como avalistas, orientamos, não financiamos", disse.

Acompanhando de perto o evento, o presidente da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Feira de Santana, Luiz Mercês, informou a reportagem do Acorda Cidade que o Sebrae tem um grande papel na carreira de um pequeno empreendedor, desde a instalação de um pequeno estabelecimento em um bairro, até grandes projetos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"O Sebrae é como uma estrutura, que vai acompanhar este pequeno empreendedor desde o início da história, então é como um verdadeiro parceiro de todas as iniciativas empresariais, nós contamos com este apoio e nesse momento aqui, estamos discutindo a realidade da geração de emprego e renda nesse pós pandemia e transformar a cidade de Feira de Santana. Nós temos o segundo maior entroncamento do Brasil, é um município horizontal e a população vai crescer naturalmente. O Sebrae está de mãos dadas, ou seja, todas as entidades patronais e os governos, sejam do município, estado e federal, precisam dar as mãos para pensar junto em uma cidade muito maior e que tenha principalmente o desenvolvimento econômico com emprego e renda para toda população", concluiu.

Leandro Leal é um dos microempresários que estava presente no evento desta terça-feira. Ele junto com o irmão, viraram sócios e abriram dois supermercados no bairro Asa Branca. De acordo com ele, encontros como este, proporcionam aos pequenos empreendedores, novos conhecimentos e troca de informações com quem já está no segmento há mais tempo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós estamos hoje aqui e somos reconhecidos como pequenos empresários e o Sebrae nos assiste, o que é muito importante. Eu trabalho com o ramo de alimentos, tenho um supermercado no bairro Asa Branca aqui mesmo em Feira e participar desta capacitação, nos traz conhecimento, novos caminhos para o futuro, até porque o mercado vem mudando a cada dia e precisamos inovar. Aqui nós temos essa troca de experiência com outros empresários de outros ramos, e aliada ao Sebrae desde o ano de 2015, essa parceria só fez aumentar mais os horizontes, melhorando o meu negócio", destacou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários