Feira de Santana

Semana da Saúde Mental é realizada no Hospital Especializado Lopes Rodrigues

A Terapeuta Ocupacional da unidade, Keilan Godinho, ressaltou que atualmente o tratamento da saúde mental não deve estar focado no hospital ou na internação e sim na comunidade.

Daniela Cardoso 
 
Está sendo realizada de hoje (8) até a próxima quinta-feira (10) a Semana da Saúde Mental no Hospital Especializado Lopes Rodrigues em Feira de Santana. A Terapeuta Ocupacional da unidade, Keilan Godinho, ressaltou que atualmente o tratamento da saúde mental não deve estar focado no hospital ou na internação e sim na comunidade. 
 

 
De acordo com ela, o atendimento, seja ambulatorial ou o internamento rápido, deve acontecer e é considerado parte importante, mas o foco maior deve ser na relação dos pacientes com o mundo e com a sociedade.
 
“Eu acho que a visão do profissional é no aspecto de perceber, de saber como são as relações desse paciente, e a família tem que estar completamente envolvida nesse processo”, afirmou a terapeuta, acrescentando que muitas ações já foram desenvolvidas no hospital para que exista a des-hospitalização. “Esse é um processo que não depende exclusivamente do hospital”, destacou. 
 
Segundo Keilan Godinho, o trabalho que está sendo feito pelo Lopes Rodrigues é para que exista uma diminuição real no número dos moradores da unidade, que segundo ela, já teve um número muito grande de pacientes, passando de 300, e atualmente conta com 176 moradores.
 
“É um número expressivo e temos que pensar que são vidas. Temos que pensar de que forma podemos tornar o trajeto desses pacientes mais feliz, com outras possibilidades. O nosso trabalho é diário, no sentido de aproximar, de que eles reconheçam um familiar, pois muitas vezes eles estão afastados a tanto tempo, que nem se reconhecem mais”, disse.
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade