Semana da Diversidade

Semana da Diversidade é iniciada nesta segunda-feira (27) em Feira de Santana

A iniciativa é do Boulevard Shopping em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres e Promoção dos Direitos Humanos (Secretaria da Mulher).

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Semana da Diversidade será celebrada a partir desta segunda-feira (27), até o dia 3 de julho em Feira de Santana. A programação prevê ofertar serviços de acolhimento, bate papo e entretenimento protagonizados por artistas LGBTQIAP+, no Boulevard Shopping.

No local, será disponibilizado o Balcão de Acolhimento, onde a população pode ter acesso a orientação jurídica e psicossocial, com advogados, assistentes sociais e psicólogos das 9h às 18h.

Em entrevista ao Acorda Cidade, um dos organizadores do evento e integrante do Grupo Respeito e União pela Diversidade (Grud), Luciano Nascimento, destacou que o objetivo da Semana, sendo realizado no Shopping, é ofertar que a população feirense tenha a oportunidade de participar dos debates sobre a sexualidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O objetivo da Semana da Diversidade aqui no Shopping, é trazer protagonismo para a população LBGTQIAP+, para a população de Feira de Santana e de outras regiões. É um espaço que não foi pensado para isso, o Shopping Boulevard é um espaço pensado para o comércio, mas viu a necessidade de debater a sexualidade e debater a diversidade de gênero, e do protagonismo das pessoas que precisam ser acolhidas socialmente. Estamos aqui em uma loja que foi toda pensada e decorada para isto, durante o dia das 9h até às 18h, nós vamos estar com um balcão de serviços que vai ter o apoio jurídico para a família LGBT, nós vamos ter apoio psicológico para as questões de saúde mental também, vamos estar com o pessoal do ativismo, o pessoal do Grud vai estar aqui com o informativos, a Secretaria da Mulher está com encaminhamentos para exames pensando na saúde mesmo do corpo LGBT, e à noite nós vamos ter atrações artísticas da comunidade de Feira de Santana da comunidade LBGTQIAP+, DJ, cantores e pessoas debatendo sobre diferentes temáticas da comunidade”, explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em especial, o dia 28, quando é comemorado o Dia do Orgulho LGBT, será destinado para pessoas transexuais que desejam retificar o nome e gênero nos documentos. A ação será realizada pela Defensoria Pública.

“A gente vive um período de muito conservadorismo politicamente, a gente tem um governo Estadual, Municipal, Federal que dá um passo para frente, e acaba nos colocando para trás em várias situações politicamente falando mesmo. Então tudo que a gente consegue, é juridicamente, então se a gente consegue casar, foi porque a gente conseguiu uma ordem judicial, se a gente consegue mudar de nome e prevalecer a nossa identidade, foi por ordem judicial, então a gente não tem políticas públicas que nos ajudem a combater os preconceitos. Dependemos muito de ações judiciais, e da iniciativa privada, de movimentos sociais para conseguir continuar vivendo e sobrevivendo e conseguir avançar em pautas de identidade, identidade de gênero, identidade de orientação sexual e de expressividade também”, concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A iniciativa é do Boulevard Shopping em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres e Promoção dos Direitos Humanos (Secretaria da Mulher). A ação também tem apoio do Grupo Respeito e União pela Diversidade (Grud) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), do projeto Multidões Queer do curso de Psicologia e pelo projeto Transbordar do curso de Direito – ambos da Unifacs/Feira.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários