Cultura

Sem votação do Orçamento pela Câmara, secretaria suspende atividades culturais que têm apoio da prefeitura em Feira

O secretário ressaltou também que a pandemia paralisou o setor cultural e esportivo da cidade, porém já existe todo um planejamento para neste ano as atividades possam ser retomadas.

Laiane Cruz

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho, justificou na sexta-feira (21) por que o Projeto Arte na Avenida, que iria ser retomado neste domingo (23), teve que ser suspenso temporariamente.

De acordo com ele, o projeto, que é iniciativa da sociedade civil, hoje com mais de 400 expositores, como artesãos, de gastronomia regional, vendedores de antiguidades etc, gera custos para o município com toldos, banheiros químicos, sonorização, pessoal de apoio da prefeitura e por conta do atraso na votação do Orçamento para 2022, pela Câmara de Vereadores, os recursos estão travados.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

“É um local onde as famílias se reúnem e aproveitam também para comercializar. Nós retomamos agora no mês de outubro as edições do projeto, em parceria com a sociedade e apoio do poder público municipal, e tínhamos como previsão a retomada para domingo, dia 23 de janeiro. Mas infelizmente, devido às situações que aconteceram nesta semana, referentes a devolução e não aprovação do Orçamento de 2022, a secretaria está engessada de dar esse apoio necessário para realizar esse evento. Com isso tivemos contato com os apoiadores e eles entenderam. Mas o prefeito Colbert Martins e a Procuradoria Geral do Município vem tomando todas as providências para que haja essa retomada. Assim que normalizar a questão do orçamento, vamos buscar normalizar as ações, assim como o Arte na Avenida”, explicou o secretário.

Jairo Carneiro Filho ressaltou também que a pandemia paralisou o setor cultural e esportivo da cidade, porém já existe todo um planejamento para neste ano as atividades possam ser retomadas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Vivemos ainda a pandemia, com o surgimento da Ômicron, mas Feira de Santana desde o início, com o combate à doença, se tornou um destaque nacional. Vivemos agora esse momento de réveillon, virada de ano, o verão, em que as pessoas afrouxaram o controle e as clínicas públicas e privadas estão superlotadas. Então, temos que dar continuidade aos cuidados para que a retomada aconteça. Com isso, fizemos todo um planejamento, tanto com relação a grandes eventos, como a própria Micareta, o São João, e o Natal Encantado para o ano de 2022, como também no âmbito esportivo, como copas de bairros. Tivemos agora no final do ano a inauguração da Estação Cidadania, na Gabriela, mas agora estamos de braços atados, para montar a academia e colocar para funcionar. Temos também o galpão no bairro da Baraúna que estaremos recebendo dentro de poucos dias”, informou.

Um dos projetos que está em debate com o Conselho Municipal de Cultura é a questão do lago Pedra do Cavalo.

“Um dos pontos, que o prefeito determinou, é a questão do Lago Pedra do Lago, que precisamos fazer com que essa potência que temos aqui em nossa cidade possa fomentar o esporte, a cultura, porque a gente abrange a várias cidades e com isso consegue trazer uma pluralidade cultural em toda a região, como também desenvolver um turismo sustentável, empregos, tributos e trabalhos de empresas paralelas que possam dar sustentação a esse projeto. Então existe uma gama de situações e projetos culturais, junto com a Fundação Cultural, levando a cultura aos bairros e desenvolvendo oficinas. Precisamos sim que depois dessa situação de dois anos possamos ter essa retomada”, frisou.
 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários