Falta de pagamento

Sem repasses há 3 meses, Sustentare suspende coleta de lixo em Feira de Santana

Até o momento, a Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana não se manifestou sobre a situação da falta de pagamento.

Empresa Sustentare | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Empresa Sustentare | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A empresa Sustentare, responsável pela coleta de lixo em Feira de Santana, suspendeu os serviços na cidade desde a noite da última sexta-feira (20) devido à falta de pagamento por parte da prefeitura. A produção do Acorda Cidade apurou com o superintendente da empresa, Sérgio Ojer, que os repasses estão atrasados há três meses, situação que levou à paralisação das atividades, deixando cerca de 3 mil funcionários sem trabalhar.

sustentare
Empresa Sustentare | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã deste sábado (21), a reportagem do Acorda Cidade esteve na sede da empresa, localizada no bairro Nova Esperança, e constatou que os caminhões permanecem estacionados no pátio, sem previsão de retomada das operações. Aproximadamente 18 mil toneladas de resíduos são recolhidas mensalmente em Feira de Santana, com a coleta funcionando 24 horas por dia, de domingo a domingo.

Sem os serviços de coleta, moradores de diversos bairros começaram a acumular lixo nas calçadas desde a noite anterior. Com os serviços parados, a cidade já começa a enfrentar os impactos da paralisação.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Até o momento, a Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana não se manifestou sobre a situação.

Ao Acorda Cidade, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, prestou esclarecimentos sobre a situação. Ele reconheceu que existem pendências financeiras com a empresa e afirmou que busca contato com a direção da Sustentare para tratar do assunto.

“Estou tentando, inclusive, falar com a direção da empresa para poder exatamente saber. Existem pendências de pagamento, é verdade, mas a empresa já pagou a todos os seus funcionários. Estou aguardando um contato com a direção da empresa para poder ter uma ideia exata e me pronunciar de forma adequada e definitiva”, disse o prefeito.

Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Questionado sobre a falta de pagamentos desde agosto pela produção do Acorda Cidade, Colbert afirmou que os pagamentos estão sendo feitos de forma gradual.

“Nós temos com a empresa feito negociações permanentes. Ontem mesmo teve pagamento, sim, que eu mesmo fiz. Mas eu não vou entrar numa discussão desse tipo sem falar com a direção maior da empresa para ter um posicionamento muito claro a respeito desse assunto. De qualquer forma, é importante que a gente tenha esse diálogo para poder não haver interrupção da atividade da empresa em Feira de Santana”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O prefeito ainda reforçou que reconhece a gravidade da situação e reiterou que está disposto a conversar com a empresa. “Nos cabe, sim, continuar fazendo esses pagamentos que realmente, embora estejam atrasados, ontem mesmo eu, pessoalmente, nós fizemos uma parte deles. Mas eu conversarei com a empresa para que não haja uma interrupção”, comentou.

Ele também declarou que há conhecimento sobre os atrasos, mas que negociações permanentes têm sido feitas para resolver a situação.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações da jornalista Iasmim Santos e dos repórteres Ed Santos e Paulo José, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
42 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários