Foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), uma reunião envolvendo a Secretaria Municipal Meio Ambiente (Semmam), 35º Batalhão de Infantaria, Associação Comercial de Feira de Santana e outros segmentos, para discutirem sobre a atual poluição nos mananciais da cidade.
O encontro foi promovido pelo Instituto Pensar Feira. Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente Edson Piaggio destacou que é necessário pensar no futuro, sobretudo quando o assunto é meio ambiente.
“O Pensar Feira pensa nessa integração para a cidade que nós queremos, para os nossos netos, nossos bisnetos, então o Pensar Feira nesta preocupação, decidiu discutir os aspectos do meio ambiente, principalmente sobre dois rios que estão presentes aqui em nossa cidade de Feira de Santana, que é o caso do Rio Subaé que nasce aqui em Feira, além do Rio Jacuípe, que a cada dia que passa fica mais poluído. Então estamos mobilizando a sociedade civil organizada para que todos juntos, possamos criar um plano de ação e assim, salvar os nossos rios”, destacou.
Ao Acorda Cidade, o vice-presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino informou que a poluição também impacta em novos investimentos para a cidade.
“Nós precisamos incialmente pensar na saúde da população, mas a gente também observa as dificuldades para se fazer uma licença ambiental, e isso repercute de forma direta na economia da cidade para trazer novas indústrias para o município. A gente precisa pensar no desenvolvimento como um todo, mas não apenas na questão econômica, e sim também, na saúde pública. Para que estas empresas se instalem aqui na cidade, elas observam tudo isso e precisamos ficar atentos ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar da população”, afirmou.
Presente no encontro, o comandante do 35º BI, tenente coronel Vando Azevedo destacou o esforço que é preciso ser feito para recuperar os mananciais.
“Nós fomos convidados para comparecer neste fórum, e o 35º BI tem um grande interesse em participar, até porque nós temos o Rio Subaé que passa por dentro da nossa área militar. Este é um esforço ambiental, tanto do Rio Jacuípe, tanto do Subaé que nasce aqui em Feira e segue pelas cidades de São Gonçalo dos Campos e Santo Amaro. Estamos dispostos a somar esforços para estes rios que são importantes para o nosso município”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram