Acorda Cidade
Feira de Santana recebeu nesta segunda-feira (18) a sede administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A Corte Eleitoral realizou uma sessão de julgamento, no Cajueiro Convenções. De acordo com José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do TRE, Feira de Santana é uma cidade de extrema importância para o estado, assim como para o Brasil, e por isso foi escolhida para receber a sede do TRE.
“Feira é a segunda maior cidade do estado, então é uma forma de você trazer a essa população os julgamentos para que a comunidade tenha conhecimento das nossas ações no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. É uma forma de estar próximo do povo. A transferência da Corte, além da importância de Feira de Santana, também tem essa peculiaridade, demonstrar aos estudantes como funciona o TRE-BA, como ocorre uma sessão de julgamento e como nós decidimos, de forma transparente, célere e com credibilidade, então isso tudo, essa gama de atribuições é que nos levou a trazer a Justiça Eleitoral para Feira de Santana”, informou.
O presidente do TRE afirmou que outras experiências de interiorização do órgão ocorreram de forma muito positiva, assim como ocorreu em Feira de Santana. Ele destacou que sempre há a preocupação de levar para as cidades julgamentos relativos a região.
“Em todos os lugares por onde andamos, tivemos a oportunidade de mostrar como funciona o Tribunal, de trazer a sociedade no nosso julgamento, as causas que nos são entregues de forma célere, inclusive, e nós nas outras ocasiões também julgamos processos relativos a região. Como Feira de Santana e em outras cidades que também já passamos, nós trouxemos processos relacionados a Feira e municípios que fazem parte da região”, afirmou.
Sobre o projeto de interiorização do TRE, José Edivaldo Rocha Rotondano informou que é um projeto voltado a democracia, cidadania para demonstrar a futuros eleitores como funciona a democracia e a Justiça Eleitoral, além de explicar o que é e como funciona uma eleição.
“Sobretudo, a forma de demonstrar, para que eles possam fiscalizar, para que eles possam estar presentes do dia a dia das atividades políticas do seu município, quer orientando, buscando orientações e trazendo informações para o poder legislativo, executivo e a forma como esses poderes funcionam, como devem funcionar na realidade”.
Programação
Durante a programação em Feira de Santana ocorreu a sessão de julgamento de todos os processos que foram pautados, além de um projeto do eleitor do futuro. A noite ocorrerá uma palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade