Secretários municipais tem encontro com Via Bahia

O impacto ambiental e a exigência de estudos de viabilidade urbanística foram os principais temas de uma reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (21), envolvendo técnicos da Secretaria municipais de Planejamento e Secretaria de Desenvolvimento Urbano com representante do Consórcio Via Bahia, vencedor da licitação para explorar a privatização de rodovias federais – Br116-Sul e BR 324 – na área de influência de Feira de Santana.

Trata-se da segunda reunião técnica depois que o Governo Municipal decidiu criar uma comissão para acompanhar a fase de elaboração e início do projeto executivo para implantação da privatização, visando defender interesses dos cidadãos residentes nestas áreas, principalmente no trecho do Anel de Contorno que será duplicado entre o viaduto do Clube de Campo Cajueiro (BR 324) e o viaduto da Pedra do Descanso (BR-116 Sul).

A Via Bahia está realizando o estudo de impacto, perspectivas de influência e de implementação de projetos, principalmente depois do trabalho de aero-fotometria de toda extensão das rodovias a serem privatizadas, ou seja, um total de 680 quilômetros, compreendidos desde a saída de Salvador até a divisa com o Estado de Minas Gerais. As secretarias municipais também estão municiando a empresa concessionária de informações sobre nível de interferência e a identificação de problemas no trecho feirense.

Neste primeiro momento também serão realizados serviços de roçagem e capinagem das laterais das pistas, drenagens e restauração de pavimentos em trechos considerados críticos. A partir do sétimo mês, em abril de 2010, começam a terraplanagem e a construção de galerias e bases operacionais, já visando a cobrança de pedágio. Neste último caso, vale lembrar, se forem cumpridas as exigências de restauração das vias.

Feira de Santana terá duas bases bem próximas dos viadutos do Cajueiro e da Pedra do Descanso. Em cada unidade terá uma ambulância, um guincho e um inspetor de tráfego para prestar socorro. Câmeras vão monitorar toda a região. O secretário de Planejamento, Carlos Brito, registrou a intervenção da Prefeitura em participar de todo o processo, desde o início, para questionar, cobrar e tirar dúvidas sobre a influência da privatização das rodovias na vida dos feirenses, o cronograma de implantação da privatização, detalhes sobre o funcionamento, as medidas que antecedem a instalação, a geração de empregos, as melhorias que serão realizadas nas vias, além da duplicação de trecho do Anel de Contorno.
 

Informações da Secom

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