Teve início no último dia 9 de agosto, o novo processo de integração dos passageiros no transporte coletivo de Feira de Santana. A integração com o cartão Via Feira pode ser feita diretamente nos ônibus em um intervalo de até 2 horas.
Além dessa mudança, os feirenses passaram a ter acesso livre nos terminais Norte (Cidade Nova) e Sul (Tomba).
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro informou que a nova modalidade já está sendo bem aceita pelos passageiros nestes primeiros 15 dias de execução.
“A integração está sendo um sucesso, mas somente para reforçar o que está acontecendo com esta dinâmica. A integração, é a possibilidade do usuário do sistema de transporte coletivo sair de casa, pegar um primeiro transporte, e sem precisar ir para qualquer terminal, pode descer em um ponto de ônibus e seguir o seu trajeto. Com isso, o passageiro tem a possibilidade de pegar até três coletivos se for necessário, sem pagar, dentro das duas horas. Por exemplo, um estudante que mora no SIM, pega um ônibus e desde ali no chamado ‘Ponto da Zig’, na Getúlio e segue até o ponto que fica próximo da Câmara Municipal. Ali ele vai pegar outro ônibus, e quando passar pela catraca, ele não será cobrado pois está dentro do tempo de 2 horas, entre o primeiro ônibus que pegou no SIM, e este segundo que está pegando na Câmara”, explicou.
Segundo Sérgio Carneiro, essa possibilidade da passagem não ser cobrada por mais de uma vez, dentro do tempo de duas horas, só pode ocorrer para destinos diferentes.
“As pessoas podem baixar o aplicativo no aparelho celular e acompanhar as linhas de ônibus e até repensar no trajeto. Antigamente muitas pessoas ficavam preocupadas se seriam cobradas duas vezes ou não, tinham aquele medo de pesar no orçamento no final do mês, mas para que isso não aconteça, é necessário fazer o processo dentro de 2 horas, e com destinos diferentes, apenas seguindo para frente, e não retornando. Por exemplo, é como pegar um avião daqui de Feira de Santana e quer seguir para Brasília, mas teve uma escala em Montes Claros, lá você não vai pagar por outra passagem para seguir para Brasília, mas se de Montes Claros você quiser voltar para Feira de Santana, aí sim, já é um novo valor. O mesmo acontece com os ônibus, a integração é entre dois ou até três ônibus, mas que estejam sempre seguindo para destinos à frente, e não voltando para o ponto de origem”, orientou.
Ainda segundo o gestor, a ideia é que o ônibus coletivo de Feira de Santana seja o meio de transporte prioritário para os feirenses.
“Esta medida de integração é uma medida que caiu no gosto popular das pessoas. Assim que eu assumi o cargo, informei que eu iria fazer de tudo para que o ônibus fosse um transporte preferido dos usuários. Nós sabemos que existem outras modalidades como mototáxi, carros por aplicativos, mas informei que nós faríamos todos os esforços para que o transporte coletivo fosse uma das opções prioritárias do nosso povo. Estou muito feliz de estar mobilizando e liderando uma equipe de pessoas aqui na secretaria, e estamos seguindo as determinações do prefeito Colbert Martins”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
BRT passa a ter acesso rápido e exclusivo à avenida João Durval Carneiro
Transporte passa a ter integração de duas horas e acesso livre aos terminais Norte e Sul
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram