Feira de Santana

Secretário diz que obras de macrodrenagem devem ser realizadas no Papagaio, mas é preciso autorização da Câmara

Segundo o gestor, é necessário que os vereadores aprovem o pedido de empréstimo por parte da prefeitura.

Bairro Papagaio
Foto: Redes Sociais

Após os moradores do bairro Papagaio, em Feira de Santana, relatarem diversos problemas enfrentados devido as fortes chuvas que caíram no município entre sexta (26) e sábado (27), o secretário de Planejamento, Carlos Brito informou que é necessário realizar obras de macrodrenagem na região, mas para isso, a Câmara de Vereadores precisa autorizar um empréstimo.

Secretário de Planejamento
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Na realidade, nesta região não tem lagoa, o trecho citado é um córrego de água que vai para o bairro Santo Antônio dos Prazeres, trata-se da bacia do Rio Pojuca. Neste trecho, existe uma propriedade privada, não é área pública, mas estamos diante de um quadro que precisa de uma posição a ser tomada, e que neste caso, é a limpeza daquele ponto, não somente este, mas também o outro depois do Lagune, assim como estamos estudando uma proposta a curto prazo para resolver não somente essa região, como dos condomínios mais acima. Nós já temos aqui um plano de manejo de águas pluviais, mas é um projeto que está dependendo de uma aprovação na Câmara Municipal, um pedido de autorização para contrair um empréstimo”, explicou.

Questionado sobre a Avenida Rubens Francisco Dias, o secretário explicou que o problema pode estar sendo provocado pelas manilhas que não suportam o volume de água.

“A Rubens Francisco Dias foi duplicada depois que os condomínios ali já estavam todos implantados, posso dizer que 90%, então a Francisco Dias segue da rotatória que nós fizemos até a rotatória da Fraga Maia. Estes condomínios já estavam com suas redes de drenagem jogando em algum lugar, que não foi na própria Rubens Francisco. O que aconteceu, é que o volume dessa última chuva foi fora do normal, fugiu da curva e nós não estamos correndo da responsabilidade, temos que fazer canais de macrodrenagem para o futuro dessa cidade, para o futuro dessa população. Lógico que teremos que ter uma colaboração de todos, vamos chamando as construtoras que fizeram suas drenagens, mas ali na Rubens Francisco encheu porque a área de retenção que fizemos, recebeu um volume muito grande. Quando a água foi passar para o outro lado, via Lagune, a dimensão das manilhas na saída do Lagune eram muito pequenas, então a água voltou e acumulou, não teve o que fazer. Mas agora nós temos que dar uma solução definitiva, e esta definição é com uma intervenção, fazendo um canal de macrodrenagem naquela região”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Moradores do bairro Papagaio cobram ações da prefeitura após lagoa transbordar e interditar avenida

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Araujo

Bom dia tem uma placa aqui no parque Linear no Papagaio dizendo que a obra custou mais de 11.000.000,00 e que nunca terminou e alagou desde quando tava fazendo a Rua Francisco Dias ,e problema antigo e agora vem com essa conversa me deixa viu.

Deus e mais

Blá Blá Blá vai chover não vão obras nenhuma para pobres moradores perde tudo e receber uma cesta básica e ano de eleições esses *** aparece agora.

Thiago

Moro papagaio a anos q vem esquecido pelo municipios

Eufranio Olavo Brito

O mais interessante de tudo foi para transformação e embelezar o centro da cidade como praças e calcamento não precisou de aprovação nenhuma na Câmara Municipal quando a prefeitura não quer fazer fica culpando a Câmara de vereadores

Vagner

Kkkk. E a lagoa da berreca que não precisava e ele fez um escoamento? Eh propriedade particular, pode até ser mas tem leis que protegem lagoas, nascente, rios. Ou $$ passa por cima

Betânia Moreira

Devemos guardar o nome dos Vereadores e da Vereadora que não aprovarem, pra nas próximas eleições lembrarmos o que passamos este ano, e com certeza NÃO elegermos essa tropa!

Lima

O cara está a mais de 20 anos como secretário na prefeitura as obras de Fsa a maioria cheias de problemas, gastaram milhões aqui no Papagaio em uma obra ridícula cheia de falhas, agora quer mais dinheiro, melhor esperar uma nova gestão, vai embora Colbert você é uma vergonha como prefeito, saúde está um caos nem os funcionários eles pagam direito.

Osnildo C avelino

Precisa de empréstimo não

Sirlene Maia

Esse secretário fazia a mesma promessa, quando a Rubens Francisco estava em obras. A prefeitura gastou todo o recurso destinado a duplicação, drenagem e revitalização, para entregar uma obra eleitoreira e de péssima qualidade aos moradores do bairro.
A lagoa em frente ao meu condomínio azul ville é só mato. Minha mãe mora no parque ipê roxo, trajeto até lá é só buraco e nem se quer têm espaço para um pedestre andar.

Os bairros de feira estão entregues as baratas!! Nós pagamos IPTU e não temos direito de usufruir de uma rua limpa, organizada, com iluminação e saneamento básico. Um verdadeiro descaso com a população!!

Galan

Tudo isso é resumido em uma frase: Falta de planejamento urbano. A conversa é a mesma de sempre, “A Rubens Francisco Dias foi duplicada depois que os condomínios ali já estavam todos implantados, posso dizer que 90%,… e que os condomínios já estavam com suas redes de drenagem jogando em algum lugar”. Ora, não é a prefeitura que da licença para construção dessas obras? Porque que a prefeitura não planeja com antecedência as avenidas nas áreas de expansão urbana ? ainda que não as pavimentem pelo menos garantiria o espaço adequado para fazer um canteiro arborizado, ciclovia e pista para caminhada.

Dinheiro para campanha 2024

O secretário insubstituível, que também é: ENGENHEIRO, ARQUITETO, MESTRA DE OBRAS, ENCANADOR, ELETRICISTA, MÉDICO, ADVOGADO ETC ETC ETC, está doido para pegar essa grana do empréstimo, não para fazer obras , mas sim para bancar a campanha para prefeito 2024, COBÉ tem que fazer o sucessor para seguras os pepinos(muitos) da sua desastrosa gestão.

PEDRO HENRIQUE

Então pq as secretárias do município autorizam os condomínios fazer suas construções sem um plano de drenagem? Por que a prefeitura que já gastou milhões construindo o tal parque linear nao preparou a área pra o recebimento das chuvas? Por que a prefeitura fez a avenida e utilizando o canal como via para escoamento das águas? Liberar dinheiro em ano eleitoral sou totalmente contra.

Lisiane

Se for para resolver o problema, tem de liberar sim. Vereadores são fiscais do dinheiro do povo. Libera e fiscaliza a aplicação, funciona assim.

JOAO LUIZ QUINTO

Feira é uma cidade abandonada. Cidadãos que destroem, órgãos públicos que não atuam. Faltam vias apropriadas, drenagem, arborização urbana, limpeza, educação, etc. Triste cidade.

Dr Jair

Essa cidade não tem mais jeito, a população só vota nas mesmas figurinhas politicas, assim feira nunca vai sair do lugar

Jose carlos passos Silva

Verdade. A cidade cresceu mas sempre foi governada como uma pequena cidade e os problemas cresceram sem controle. Quantos anos serão preciso para que um governo competente organize essa bagunça ? Primeiro vamos ter de votar certo e torcer depois para que haja visão de futuro no próximo governo.
Oremos !

Lisiane

Quer dizer que o povo do panorama continuará a ser ignorado. A prioridade é o Papagaio, área de condomínios, região mais recente do que o panorama.

Edvan Santos maia

O secretário do período cenozóico da Feira de Santana e a conversa de sempre: O EMPRÉSTIMO QUE RESOLVERÁ “TODOS” OS PROBLEMAS DA CIDADE.
SERÁ UMA IRRESPONSABILIDADE DA CÂMARA MUNICIPAL INCALCULÁVEL A CONCEDER ESSE EMPRÉSTIMO A ESTA GESTÃO DESASTROSA.