Saúde

Secretário de Saúde de Feira de Santana garante: "Fila de exames será zerada antes dos 100 dias"

O compromisso de companha foi zerar a fila em 100 dias, mas em 40 já foi agendado cerca de 80% dos exames.

mutirão de saúde de Feira de Santana
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

O programa Fila Zero, que busca eliminar a espera por exames em Feira de Santana, já está perto de cumprir sua meta antes do prazo estabelecido. A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Rodrigo Matos, em entrevista ao Acorda Cidade, nesta sexta-feira (14). Segundo ele, o compromisso de zerar a fila em 100 dias será alcançado mais cedo do que estava previsto.

O compromisso foi de zerar a fila em 100 dias, mas em 40 já foi agendado cerca 80% dos exames.

“São 15 mil cadastros, essa foi a demanda reprimida que a gente levantou e mais de 12 mil exames já foram agendados. O compromisso foi de zerar isso em 100 dias, em cerca de 40 dias nós já agendamos 80%. Por isso que a gente diz que antes desses 100 dias, certamente nós cumpriremos com esse desafio”, afirmou o secretário.

A ação faz parte do compromisso de campanha do prefeito José Ronaldo de Carvalho de ampliar a oferta de exames de pacientes que estavam na fila de espera. Neste sábado (15) será realizado o mutirão de colonoscopia, tomografia e cateterismo para garantir que pacientes que estavam há meses aguardando, finalmente sejam atendidos. A ação acontece no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

José Robaldo, prefeito de Feira de Santana, conversando com pacientes no mutirão da saúde
José Robaldo, prefeito de Feira de Santana, conversando com pacientes no mutirão da saúde | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Segundo o secretário, para este mutirão foram convocados pacientes que tinham exames atrasados do ano passado, mas por conta da demanda e da disponibilidade de vagas, novos agendamentos também já entraram na ação dos meses de dezembro e janeiro.

Com a fila de exames sendo reduzida de forma acelerada, a expectativa é que o sistema de saúde municipal opere de forma mais eficiente, evitando novos acúmulos. “Essas pessoas que estão sendo examinadas agora pelo médico e têm o exame pedido não concorrem mais com aquele exame da pessoa que estava do ano passado esperando, conflitando muitas vezes a oferta e a demanda sendo insuficiente”, explicou Rodrigo.

Além disso, ele também disse que o Fila Zero serve para garantir um atendimento mais ágil no município, levando em consideração a aposta da Secretaria de Saúde em um planejamento organizado e contínuo para manter o fluxo de exames sem desperdício de recursos públicos.

“Estamos ampliando também a demanda de ofertas de exame justamente no sistema de planejamento, para que a gente não faça uma coisa desordenada e invista inadequadamente o recurso público.”

Ainda durante a entrevista ao Acorda Cidade, o radialista Dilton Coutinho questionou o secretário sobre quais motivos levaram a enorme demanda reprimida de exames no município, que foi acumulada na gestão anterior. Sobre o assunto, Rodrigo preferiu se eximir da questão e disse que prefere olhar para frente.

dr. rodrigo matos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu prefiro sempre olhar daqui para frente, olhar no retrovisor só para contextualizar às vezes o processo. Acho que estava fazendo, mas deveria ter algumas dificuldades e que a gente está tentando resolver. Infelizmente a gente não consegue resolver em uma semana, em um mês, tem coisas que até em um ano a gente tem uma certa dificuldade de resolver, mas a gente está trabalhando muito para resolver tudo. A partir do momento que a gente assume, a responsabilidade é nossa”.

Leia também: Fila Zero: Prefeitura de Feira de Santana realiza mais um mutirão de colonoscopia e tomografias neste sábado (15)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários