Com o fim do ano se aproximando, Feira de Santana começa a se preparar para uma das épocas mais bonitas: o Natal. As expectativas aumentam à medida que os moradores perguntam se, este ano, a cidade contará com uma programação especial e decorações deslumbrantes para aquecer as festividades.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, revelou em entrevista ao Acorda Cidade que o Natal Encantado, festa tradicional do calendário do município, já está em processo de planejamento e, contará com a colaboração de diversas secretarias.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo o secretário, apesar dos desafios financeiros, Feira de Santana está se preparando para mais uma bela festa.
“O planejamento já está sendo feito pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Quando chega esse período especial do Natal, ele envolve também diversas outras secretarias, como a Secretaria de Serviços Públicos, que fica responsável pela iluminação especial, além de outras secretarias como a de Prevenção à Violência, Superintendência de Trânsito, Secretaria de Saúde. Enfim, é uma grande força-tarefa que mobiliza todo o secretariado,” explicou Jairo Carneiro.
O projeto já está sendo elaborado e deve ser encaminhado para o prefeito Colbert Martins nos próximos dias para ser avaliado.
Segundo Jairo, o Natal Encantado deve sofrer alterações devido ao momento de transição governamental no município. A festa está sendo planejada de forma cuidadosa para se ajustar ao orçamento disponível.
“O planejamento está em curso, vamos apresentar ao nosso prefeito todo esse esboço. Sabemos que vivemos agora um momento de transição, o que é realmente um momento atípico, porque a gente precisa também estar fechando dentro desse processo todas as ações que nós temos em curso no ano de 2024 e, com isso, sim, a gente vai conseguir, com certeza. No momento, o nosso prefeito vai estar trazendo toda a formatação que nós teremos, portanto, no mês de dezembro,” afirmou.
O secretário também destacou que, devido à limitação financeira, o município não poderá realizar todas as ações de grande porte como nos anos passados, quando contou com recursos adicionais provenientes de “restos a pagar”.
“Como é um final de período de mandato, não temos a possibilidade, como nos anos anteriores, de termos, no mês de dezembro, questões de processos como o conhecido restos a pagar. Então, todo esse planejamento está sendo fechado agora nesse período justamente para que possamos, dentro do orçamento que temos disponível, fazer com que essas ações aconteçam e que, realmente, também todos esses processos sejam empenhados dentro desse período,” declarou.
O gestor da pasta da cultura também foi questionado sobre a crescente popularidade do “Natal das Luzes” em Conceição do Coité, que tem atraído um grande número de turistas, superando Feira de Santana em termos de público. Inclusive, podendo atrair os feirenses para outras cidades.
Sobre o assunto, Jairo Carneiro disse ao Acorda Cidade que Feira de Santana possui uma agenda de festas e eventos culturais que estão retomando suas grandes proporções após a pandemia, como a Expofeira 2024, realizada no Parque de Exposições João Martins da Silva, depois de quatro anos sem ser realizada.
“Eu entendo que nós temos a segunda cidade do estado da Bahia, município de Feira de Santana, onde também temos diversas datas no decorrer dos 12 meses do ano, datas culturais, festivas, onde você tem também a retomada que aconteceu no governo do nosso prefeito Colbert Martins, a retomada da Micareta de Feira de Santana no pós-pandemia e, hoje, está realmente no nível onde nós já tivemos tempos atrás, onde a Micareta se destaca como a maior festa de rua. Todos os investimentos que tivemos fizeram com que essa festa retomasse realmente a sua posição,” afirmou o secretário.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram