O vereador licenciado e titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Pedro Américo, quer que a Câmara Municipal coloque em discussão a presença de carroças no trânsito de Feira de Santana.
Ele informou ao Acorda Cidade, que a retirada deverá ocorrer de forma gradativa e com acolhimento às famílias que vivem deste serviço.
“Temos alguns projetos que estão tramitando ainda que a gente protocolou na Câmara, então fui à Câmara pegar o diagnóstico disso. Um projeto destaque que quero prioridade de votação, fui pedir isso ao presidente que coloque em pauta o Projeto que vise a retirada gradativa de veículos de tração animal dos centros urbanos de Feira de Santana, fui fazer esse pedido, acho que é um projeto importante e a sociedade conhece os maus-tratos contra os animais em especial aos cavalos, que ficam abandonados à noite no centro da cidade, então precisamos ter uma ação muito séria para isso. E esse projeto está lá em pauta para ser votado, é um projeto que visa ao longo de quatro anos, é um projeto gradativo, envolvendo acolhimento às famílias, mas nosso objetivo é cessar de vez a tração animal na zona urbana de Feira de Santana”.
Votação do Orçamento
Outro ponto discutido entre vereadores na Câmara por Pedro Américo foi a questão orçamentária da Seagri.
“Eu entendo que muitos vereadores cobram da Secretaria de Agricultura uma atuação mais forte, seja na compra de maquinário, agora temos responsabilidade sobre a manutenção do Centro de Abastecimento, a gente tem responsabilidade sobre a manutenção das Feiras livres. E eu fui mostrar a eles que a forma como o orçamento estava não contempla aquilo que eles cobram legitimamente, então se eles puderem de alguma forma, com a emenda positiva que cada vereador vai ter, ou com algum remanejamento do orçamento, que eles possam fortalecer a Secretaria de Agricultura para termos condições reais de trabalho. Conversei com quase todos os vereadores sobre isso, pedindo até a ajuda de deputados federais que eles têm mesmo não sendo ligados ao prefeito, para que os deputados federais também possam ajudar com recursos para a Secretaria de Agricultura de Feira de Santana”,
O terceiro ponto discutido pelo secretário na Câmara foram as Comissões. Conforme Pedro Américo é a partir das Comissões que as políticas são executadas na Câmara de Feira de Santana.
Chuvas
A chuva para a zona urbana causa transtornos, mas para a zona rural é uma benção, pontuou o secretário.
“A nossa cidade teve uma estrutura urbana que cresceu muito rápido, então a infraestrutura do ponto de vista da drenagem acabou ficando aquém. Mas para a zona rural a chuva é uma benção. Passamos meses de sufoco com a falta de água na zona rural, com a falta de carros-pipas para as pessoas beberem, cozinharem, então a chuva fez com que houvesse esse alívio. Agradecer a Deus por esse momento maravilhoso de chuva na zona rural que está enchendo os rios as aguadas e está dando um fôlego de vida para as populações da zona rural. Eu tô muito feliz, apesar de que algumas estradas estão deterioradas, porque é natural foi uma das maiores chuvas do últimos anos de Feira de Santana, mas é um processo que se recupera e se reorganiza, mas o especial é que a água está disponível agora para o agricultor e agricultora sobreviver”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram