Novos investimentos para o sistema de transporte público em Feira de Santana estão sendo estudados e implementados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O titular da pasta, Sérgio Carneiro, informou em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (12), sobre algumas ações autorizadas pelo prefeito Colbert Martins Filho como reformas, aquisição de ônibus, reestruturação do BRT e melhorias nos terminais da cidade que já estão em andamento. Segundo ele, diariamente, cerca de 75 mil pessoas usam o serviço.
O terminal central é um desses lugares que tem passado por melhorias. No ano passado, a antiga SMTT, atual Semob, entregou os banheiros reformados, mas em poucos meses o espaço já havia sido vandalizado. O secretário lamentou ao falar sobre o patrimônio público destruído e pontuou novas medidas de contenção.
“Isso é lamentável, porque são equipamentos que a pessoa tem uma necessidade na rua e a gente faz com tanto carinho, com tanto zelo, entregamos os banheiros assim, sem um fio de cabelo no chão, limpos, e infelizmente nós vamos ter que colocar uma catraca na entrada dos banheiros, vamos ter que exercer algum tipo de controle”, declarou Sérgio ao Acorda Cidade.
Além das reformas nos banheiros e a integração de sistema wi-fi, vagas para equipe de fiscalização estão sendo demarcadas, totens serão instalados para carregamento de aparelhos celulares e a pintura também será refeita no principal terminal. Outras ações estão dentro do planejamento de mobilidade.
“Vamos melhorar a segurança, a limpeza, vamos restabelecer a relação jurídica com os comerciantes, através do apoio de Wilson Falcão, enfim, é um trabalho que continua sendo feito para dar conforto e segurança aos nossos usuários, tanto no embarque quanto no desembarque, além da redução do tempo médio de viagem”, revelou.
Sérgio Carneiro também anunciou que a Semob tem estudado criar novas pistas exclusivas para os coletivos de ônibus. As estações do BRT, localizadas nas avenidas João Durval e Getúlio Vargas, também devem ser reestruturadas, para atender um novo roteiro.
“Porque além do desuso, algumas foram estragadas por caminhões passando perto das estações, arrebentando os telhados, então, estamos restabelecendo essas estações. Tem que ser uma pista exclusiva do BRT. Já foram adquiridos 10 ônibus, sendo quatro biarticulados e a nossa ideia é que nós possamos vir dos bairros da Mangabeira, do Papagaio, da região do Iguatemi, Conceição, Condé, vindo ali pela Ayrton Senna, pegando a João Durval e entrando na Getúlio Vargas”, destacou.
Para implantação do novo roteiro, a Semob aguarda ações conjuntas com a Superintendência Municipal de Obras e Manutenções (Soma) e a empresa responsável pelas reformas dos terminais.
“A gente está aqui trabalhando, diuturnamente, para oferecer o melhor ao cidadão contribuinte, ao nosso usuário do transporte coletivo. Eu quero fazer um apelo para as pessoas não pegarem esses transportes ilegais que permeiam a cidade. A integração que fizemos dá direito às pessoas, com uma única passagem de R$ 4,75, a pegar quatro ônibus no intervalo de duas horas”, alertou.
Ainda segundo o secretário, o benefício é ainda melhor para o estudante, porque o desconto é mais da metade do valor da passagem. Ele ainda pontuou que no Feira Vll, Feira X e Cis-Tomba toda a linha de ônibus já tem ar-condicionado.
“São números interessantes para uma cidade do porte de Feira de Santana em que nós estamos renovando a frota com ar-condicionado. Nós já temos aqui os bairros do Feira Vll, do Feira X e a linha Cis-Tomba totalmente com ar-condicionado. E vamos avançar agora com essa outra região”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram