Acorda Cidade
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), por meio do Departamento de Educação Ambiental, realizou visitas técnicas no distrito de Jaguara a fim de avaliar a possibilidade em reaproveitar a água do processo de dessalinização dos poços artesianos para criação de tilápias.
A medida tem o intuito de minimizar os impactos ambientais da segunda água – como é chamada a água que não serve para o consumo humano. Os técnicos do órgão municipal estiveram nos povoados Lagoa D’Água e Sete Portas.
Segundo o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, ainda nesta semana, será dado início a elaboração do projeto, desenvolvido pela Semmam em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e a UFBR (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).
“A ideia é criar um projeto de sustentabilidade para criação de tilápias utilizando a água proveniente da dessalinização dos poços artesianos, minimizando os impactos ambientais”, afirma. Outros povoados de Jaguara também serão visitados, a exemplo de Morrinhos e Barra. No distrito existem sete poços artesianos.
De acordo com João Dias, além de Jaguara, o distrito Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu) também será contemplado com essa iniciativa, que atende chamamento do Sincov (Sistema de Convênios) com contrapartida do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.