Acorda Cidade
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), vai realizar uma força tarefa junto a representantes evangélicos e esportistas para recolher todo o lixo descartado irregularmente na Serra de São José, em Pé de Serra, distrito de Maria Quitéria (São José). O local, que é considerado privilegiado para a prática de voo livre, tem sido alvo de degradações ambientais, conforme reportado aqui no Acorda Cidade no último fim de semana (relembre aqui).
Durante esta semana, o órgão ambiental recebeu denúncia dos problemas ambientais que têm ocorrido com frequência na Serra de São José. Na manhã de quarta-feira (15) uma equipe do Departamento de Educação Ambiental esteve na localidade. Foram constatadas pichações em rochas, lixo, fogueiras acesas e barracas clandestinas. Há também placas fixadas de forma errada.
“Embora seja uma propriedade particular, a área é de domínio público por conta da sua altitude – passa de 200 metros do nível do mar, conforme a legislação ambiental”, explica o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.
Segundo ele, o município vai desenvolver as ações educativas e de limpeza na área em parceria com os proprietários e as instituições da sociedade civil. “Já realizamos uma reunião com uma instituição que possui uma parte da área para planejar algumas medidas e vamos identificar e dialogar com os outros proprietários”, afirma.
A Semmam também vai produzir uma cartilha de educação socioambiental sobre os cuidados que se devem ter ao visitar a serra. “Vamos realizar uma força tarefa na Serra de São José, respeitando o limite de pessoas conforme as recomendações para evitar o contágio pelo coronavírus”.
Leia também: Imagens mostram destruição ambiental do Morro de Pé de Serra
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação